EDITORIAL
Resumo
O acesso, a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiências à educação, saúde e cultura – o que, a nosso ver, inclui ações de divulgação científica – está previsto por lei no Brasil, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)1. No entanto, há desafios profundos para que essa legislação seja realidade para os 6,7% da população brasileira com deficiência (em torno de 12,5 milhões de pessoas2). Diante dessa preocupação e buscando refletir academicamente sobre esse acesso à ciência por meio da divulgação científica, propusemos este Dossiê “Deficiência, Acessibilidade e Divulgação Científica”. No total, foram submetidos cerca de 40 artigos. Após a revisão por especialistas, foram aceitos para publicação sete textos que refletem academicamente como diferentes instituições e grupos de pesquisa estão ativamente atuando para romper essas barreiras. A grande maioria dos textos, seis deles, refere-se à acessibilidade em museus, espaços culturais explicitamente mencionados no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Em tais artigos, os autores analisam aspectos distintos: acessibilidade universal; o perfil e a opinião dos públicos com deficiência em museus de ciência brasileiros; os desafios ainda enfrentados nos espaços museológicos para a implementação da acessibilidade (na voz de coordenadores e representantes dessas instituições e na voz dos mediadores que atuam na interface entre os museus e os públicos); estratégias de interação e comunicação por meio de módulos expositivos e guias multimídias. Em um sétimo artigo, os autores se dedicam a estudar as experiências de jovens com deficiência visual ao assistirem vídeos de divulgação da saúde e ciência com audiodescrição. A riqueza e variedade das experiências tem interseções, se complementam e podem ser extrapoladas para outras ações de divulgação da ciência. Com isso, esperamos que essa inciativa estimule ainda mais a discussão ainda tão necessária em prol de espaços, ações e uma sociedade mais inclusiva.
Luisa Massarani e Jessica Norberto Rocha
Organizadoras do Número Temático “Deficiência, Acessibilidade e Divulgação Científica”