ABUSO DE PODER DOCENTE E CIDADANIA: REVISITANDO A LIBERDADE DE CÁTEDRA EM “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”

Autores

  • Thyerrí José Cruz Silva Universidade Tiradentes
  • Edson Paulo Santos Lima Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Luiza Figueiredo Heine Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p275-287

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral discutir as relações entre o abuso de poder docente e a formação cidadã dos estudantes, com base na análise crítica do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. Almeja-se, ainda, ressaltar a importância de se permitir manifestações políticas em instituições de ensino superior, o que difere de propaganda eleitoral irregular em bens públicos de uso especial. A pesquisa contou com o emprego do método qualitativo, somado à revisão bibliográfica acerca de temas como educação, política e liberdade de ensino. Realizou-se também uma pesquisa jurisprudencial, referente ao exame dos argumentos utilizados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADPF 548. Efetuou-se, ademais, uma pesquisa exploratória, com vistas de extrair contribuições teóricas do filme “Sociedade dos Poetas Mortos” quanto à liberdade de cátedra e a formação multidimensional dos estudantes. A pesquisa conclui pela necessidade de se garantir a liberdade docente a fim de que os pilares democráticos não pereçam, tendo em vista a necessidade de serem formados indivíduos com autonomia, identidade e consciência sobre seus papéis na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thyerrí José Cruz Silva, Universidade Tiradentes

Graduando em Direito pela Universidade Tiradentes

Edson Paulo Santos Lima, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe.

Maria Luiza Figueiredo Heine, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Desenvolvimento Regoinal e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Pós-graduada em Novas Tecnologias Educacionais pela Universidade Tiradentes. Especializada em História Regional pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

2022-05-07

Como Citar

Cruz Silva, T. J., Santos Lima, E. P., & Heine, M. L. F. (2022). ABUSO DE PODER DOCENTE E CIDADANIA: REVISITANDO A LIBERDADE DE CÁTEDRA EM “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 275–287. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p275-287

Edição

Seção

Artigos