REVIVENDO ESPAÇOS: PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE UMA EDIFICAÇÃO NO JARAGUÁ

Autores

  • Franciany Prudente França Lopes UNIT
  • Claudio Martins de Souza JUNIOR Unit
  • Emílio Cristiano Bentes BICHARA Unit
  • Lidyanne Barbosa de LIMA unit
  • Maria Carolina Gurgel dos Santos LIMA unit
  • Maria Júlia Malta Baltar MAIA unit
  • Julia Batalha de Batalha de unit
  • Rafael Tadeu Costa PEREIRA unit

Palavras-chave:

Patrimônio Histórico, Revitalização, Restauro.

Resumo

O bairro do Jaraguá é um dos mais antigos da cidade de Maceió, sendo palco de grande desenvolvimento para a cidade e consequentemente importante para o progresso de edificações, uma vez que a arquitetura local hoje é considerada histórica. Este artigo tem por objetivo a requalificação de uma edificação de tipologia neoclássica, transformando-a em uma galeria de arte aliada a um café, de forma que sua identidade seja preservada. Como metodologia, foi necessária visita in loco, pesquisa no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além de embasamento teórico no âmbito da patologia da construção. Através desse projeto foi sugerido um novo uso para o espaço, trazendo dinâmica para o entorno. Com isso, este projeto mostra-se importante, pois as revitalizações de espaços deteriorados podem acabar trazendo novas formas de utilização dentro da cidade.

Biografia do Autor

Franciany Prudente França Lopes, UNIT

Arquitetura e urbanismo

Referências

PIMENTEL, Jair. Jaraguá: História. Disponível em: <http://www.bairrosdemaceio.net/bairros/jaragua>. Acesso em: 31 out. 2018.

LEMOS, CARLOS A.C. O que é patrimônio histórico. Ed 2

PINHEIRO, M. L. B. Origens da noção de preservação cultural no Brasil. Risco (São Carlos), v. 3, p.1, 2006.

JARAGUÁ - Abandonado, bairro pode ser novamente revitalizado. Disponível em: <http://www.bairrosdemaceio.net/noticias/jaragua-abandonado-bairro-pode-ser-novamente-revitalizado>. Acesso em: 20 out. 2018.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Lopes, F. P. F., JUNIOR, C. M. de S., BICHARA, E. C. B., LIMA, L. B. de, LIMA, M. C. G. dos S., MAIA, M. J. M. B., … PEREIRA, R. T. C. (2020). REVIVENDO ESPAÇOS: PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE UMA EDIFICAÇÃO NO JARAGUÁ. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 6(2), 254. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/7750

Edição

Seção

Artigos