A RELAÇÃO ENTRE O ADENSAMENTO URBANO E VENTILAÇÃO NATURAL NO LITORAL NORTE DA CIDADE DE MACEIÓ: ANÁLISE QUALITATIVA DE FRAÇÃO DO BAIRRO DE GARÇA TORTA

Autores

  • Sammea Ribeiro Granja Damascceno Costa Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.
  • Ruberlânia dos Santos Granja Ventura
  • Alessandra de França Ferreira
  • Eduarda Carolina Viegas Rodriguez UNIT AL
  • Gianna Melo Barbirato

Palavras-chave:

Ventilação natural. Simulação computacional. Conforto térmico urbano.

Resumo

As cidades de baixa latitude e de clima quente e úmido, como Maceió/AL, necessitam de estratégias de ventilação que visem a maximização da sua eficiência através do espaço urbano e edificações, para obtenção de melhores condições de conforto, favorecendo no meio urbano a circulação dos ventos. Acontece que os padrões de ocupação urbana geralmente não consideram no planejamento urbano os fatores climáticos e os princípios físicos associados às trocas de calor. O presente trabalho parte da hipótese de que o adensamento urbano do litoral norte sugerido pelo Código de Urbanismo e Edificações de Maceió – AL poderá influenciar no desempenho da ventilação natural na malha urbana, repercutindo diretamente no conforto térmico do pedestre. Diante disto, centra-se metodologicamente na simulação computacional da ventilação natural em espaços urbanos, visando à análise do adensamento urbano e o aumento da altura das edificações. Os resultados obtidos mostraram que, para os casos estudados, a verticalização de 10 e 20 pavimentos não influenciou na redução do escoamento do vento, mas sim os recuos entre as edificações, de modo que, quanto maior o recuo, melhor o escoamento do vento no interior da malha urbana estudada.

Biografia do Autor

Sammea Ribeiro Granja Damascceno Costa, Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, Professora do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL).

Ruberlânia dos Santos Granja Ventura

Arquiteta e Urbanista (UNIT AL), convidada.

Alessandra de França Ferreira

Convidada

Eduarda Carolina Viegas Rodriguez, UNIT AL

Graduanda de Arquitetura e Urbanismo, UNIT AL

Gianna Melo Barbirato

Doutora; Arquiteta e Urbanista; Professora Titular (aposentada) convidada – FAU/UFAL.

Referências

BARBIRATO, G. M.; SOUZA, L.C.L; TORRES, S.C. Clima e cidade: uma abordagem climática como subsídio para estudos urbanos. Maceió, EDUFAL, 164 p., 2007.

BARBIRATO, Gianna; TORRES, Simone; BARBOSA Ricardo. Espaços livres e morfologia urbana: discussões sobre influências na qualidade climática e sustentabilidade urbana a partir de estudos em cidades no estado de Alagoas – Brasil. Paisagem e Ambiente, São Paulo, ensaios - n. 36 p. 49 – 68, 2015.

BARBIRATO G.M. FREITAS, R. TORRES, S. C. Adensamento construtivo e qualidade climática urbana: análises de tipologias espaciais urbanas em clima quente e seco do nordeste brasileiro. In: CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL, 6., 2014, Maceió-AL. Anais... Maceió – AL: PLURIS, 2014.

BITTENCOURT, Leonardo; CÂNDIDO, Chisthina. Ventilação Natural em Edificações. Procel Edifica, Rio de Janeiro, Edufal, 99 p. 2010.

BITTENCOURT, Leonardo; CÂNDIDO, Chistina. Introdução à Ventilação Natural. Maceió, Edufal, 173 p. 2015.

BITTENCOURT, L. S. LAMENHA, M. A.; BARBOSA, R. V. R.; Análise da ventilação natural em diferentes arranjos construtivos urbanos. (Re) Inventar as cidades em tempo de mudança. In: CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL, 6., 2014, Maceió-AL. Anais... Maceió – AL: PLURIS, 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010: resultado do universo. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm >. Acesso em: 18 jul. 2017.

LIMA, Raffaela Germano; BITTENCOURT, Leonardo Salazar. A influência de diferentes arranjos construtivos no comportamento da ventilação natural. URBE, Revista Brasileira de Gestão Urbana. Paraná, 2017.

MACEIÓ, Plano estratégico para o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte de Maceió. Prefeitura Municipal de Maceió, Secretaria de Planejamento. Maceió, AL. 2000. 103p.

MACEIÓ, Lei n°. 5528 de dezembro de 2005. Institui o Plano Diretor de Maceió, estabelece diretrizes gerais de política de desenvolvimento urbano e dá outras providências. 2005. Disponivel em < http://sempla.maceio.al.gov.br/sempla/dpu/PLANO%20DIRETOR_MAPAS%20A3/PLANO%20DIRETOR%202006_AT3.pdf> uttimo acesso em 15 de fevereiro 2018.

MACEIÓ, PREFEITURA MUNICIPAL DE. Código De Edificações E Urbanismo. Lei N° 5.593, De 08 de Fevereiro De 2007. Maceió, 2007. Disponivel em < http://sempla.maceio.al.gov.br/sempla/dpu/PLANO%20DIRETOR_MAPAS%20A3/PLANO%20DIRETOR%202006_AT3.pdf> uttimo acesso em 15 de fevereiro 2018.

MELO, Juliana Duarte de. Clima urbano como subsídio ao planejamento da cidade: estudo de caso no bairro da Levada. Maceió, 2007. 89 f. Trabalho Final de Graduação apresentado a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, 2007.

SOUSA, Joana ; LAMENHA, Melyna ; FREITAS, Ruskin ; BITTENCOURT,. Efeito da altura e porosidade de edifícios na ventilação urbana. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2014, Maceió-AL. Anais... Maceió-AL: ENTAC 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Costa, S. R. G. D., Ventura, R. dos S. G., Ferreira, A. de F., Rodriguez, E. C. V., & Melo Barbirato, G. . (2021). A RELAÇÃO ENTRE O ADENSAMENTO URBANO E VENTILAÇÃO NATURAL NO LITORAL NORTE DA CIDADE DE MACEIÓ: ANÁLISE QUALITATIVA DE FRAÇÃO DO BAIRRO DE GARÇA TORTA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 7(1), 193. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/8913

Edição

Seção

Artigos