LEITURA URBANA DO BAIRRO DE IPIOCA, EM MACEI/AL E DIRETRIZES PARA DINAMIZAR O TURISMO LOCAL.

Autores

  • Catarina Agudo Menezes Centro Universitário Tiradentes
  • Julio Cesar Delmiro Centro Universitário Tiradentes
  • Henrique Guimarães Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Planejamento urbano, Ipioca, Turismo e desenvolvimento.

Resumo

A cidade de Maceió possui um imenso potencial paisagístico e cultural, que tem sido, ao longo dos anos, utilizado como atrativos turísticos, que contribuem significativamente com a renda de sua populaçao. Entretanto, em termos de infraestrutura, a cidade ainda carece de muitas melhorias. Nesse sentido, o presente trabalho consiste nos resultados de uma análise de aspectos urbanos do bairro de Ipioca, em Maceió, Alagoas, com o intuito de conhecer o bairro e elaborar diretrizes para o desenvolvimento do turismo na região. A metodologia utilizada consistiu em revisão bibliográfica sobre temas do planejamento urbano; pesquisa de campo e observação empírica dos aspectos do bairro. Os resultados apresentam proposições para a melhoria das condições do turismo no bairro estudado.

Referências

COSTA, Flávia Roberta. Turismo e patrimônio cultural: interpretação e qualificação. 1ª edição, Senac São Paulo, São Paulo, 2009.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas da População Residente no Brasil e Unidades da Federação com data de Referência em 1º de Julho de 2019. Disponível em:< https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de populacao.html?=&t=resultados > Acesso em: 08 nov. 2019.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico, 2010.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 2a. ed. Campinas. Papirus, 1995.

. (2005) Lei Municipal Nº 5.486, 30 de dezembro de 2005. Plano Diretor de Maceió – Institui o Plano Diretor do município de Maceió, estabelece diretrizes gerais de política de desenvolvimento urbano e dá outras providencias. In: Diário Oficial do Município de Maceió, Maceió, 30 dez. 2005.

TOPOGRAFIC–MAP.COM. Mapa Topográfico de Ipioca, mapa de relevo, mapa de altitude. Disponível em: <https://pt-br.topographic-map.com/maps/dke7/Ipioca/> Acesso em: 08 nov. 2019.

VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Mobilidade Urbana e cidadania. 1ª edição, Senac São Paulo, São Paulo, 2018.

YÁZIGI, Eduardo. Saudades do futuro: por uma teoria do planejamento territorial do turismo. São Paulo: Plêiade, 2009. 573 p.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Menezes, C. A., Delmiro, J. C., & Guimarães, H. (2021). LEITURA URBANA DO BAIRRO DE IPIOCA, EM MACEI/AL E DIRETRIZES PARA DINAMIZAR O TURISMO LOCAL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 7(1), 219. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/9169

Edição

Seção

Artigos