AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS EM PROJETO ARQUITETÔNICO DE CASA TÉRREA EM MACEIÓ/AL

Autores

  • Sammea Ribeiro Granja Damascceno Costa Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.
  • Andressa Raphaella de Oliveira Alves Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.
  • Helena Scheepmaker Di Marco Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Palavras-chave:

Conforto térmico. ventilação. insolação. arquitetura bioclimática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever uma análise qualitativa da ventilação natural e da insolação em um projeto arquitetônico de uma casa térrea na cidade de Maceió/AL. A metodologia do trabalho é essa análise qualitativa da ventilação natural e insolação de um projeto de arquitetura, proveniente da integração entre as disciplinas de Conforto Ambiental I e Introdução à Produção do Espaço, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL). Esta análise feita da ventilação natural foi realizada em dois processos, primeiro a adequação do projeto à NBR 15575-3 (ABNT, 2013) e depois a simulação no equipamento mesa d’água, cujo com o qual é possível ver o fluxo de escoamento dos ventos. E a análise de insolação foi realizada perante o estudo de cartas solares e do equipamento heliodon, cujo qual é utilizado para ver a eficiência dos protetores solares da edificação. Com isso, os resultados obtidos constaram a eficiência das medidas de ventilação e controle da insolação no ato de proteção, uma que vez que houve uma boa ventilação no projeto da casa, assim como um bom sombreamento de suas aberturas, sem prejudicar a entrada de ventilação natural nos mesmos.

Biografia do Autor

Sammea Ribeiro Granja Damascceno Costa, Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, Professora Adjunto do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL).

Andressa Raphaella de Oliveira Alves, Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo, UNIT/AL

Helena Scheepmaker Di Marco, Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo, UNIT/AL

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 15575. Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – desempenho. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.

BITTENCOURT, Leonardo; CÂNDIDO, Christhina. Introdução à ventilação natural. Maceió, 2008.

FROTA, Anésia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual do conforto térmico. São Paulo, 2003.

TOLEDO, Alexandre Márcio; COSTA, Isabely Penina C. da; BULHÕES, Michelle Carolline S.; Usuários Fecham As Varandas Dos Apartamentos Da Orla De Maceió: Adequação Aos Novos Usos Ou Inadequação Ao Clima? Maceió, 2010.

Downloads

Publicado

2019-11-08

Como Citar

Costa, S. R. G. D., Alves, A. R. de O., & Di Marco, H. S. (2019). AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS EM PROJETO ARQUITETÔNICO DE CASA TÉRREA EM MACEIÓ/AL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(3), 131. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/7021

Edição

Seção

Artigos