ESPAÇO PÚBLICO E QUALIDADE DE VIDA: PROPOSTA DO CENTRO EDUCACIONAL CIRANDA E CORREDOR CULTURAL NO BAIRRO DA LEVADA, MACEIÓ/AL

Autores

  • Beatriz Rodrigues Simões Gomes Centro Universitário Tiradentes
  • Cecília Lôbo Centro Universitário Tiradentes
  • Letícia Ávila Centro Universitário Tiradentes
  • José Alberto Madeiro Centro Universitário Tiradentes
  • Maria Beatriz Maranhão Centro Universitário Tiradentes
  • Catarina Agudo Menezes Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Planejamento urbano, corredor cultural, urbanidade, espaços públicos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de uma proposta acadêmica, de um projeto de cunho arquitetônico e urbanístico para a qualificação de um extenso terreno localizado no bairro da Levada, na cidade de Maceió - AL. O estudo foi baseado em levantamentos bibliográficos, iconográficos e audiovisuais sobre o tema abordado, estudos de caso de situações semelhantes, em diversos locais do país, além de levantamentos e sistematização de informações obtidas por meio das pesquisas de campo. Mediante a constatação da importância do espaço público qualificado para a consolidação da identidade local e da cidadania, o projeto teve como principal finalidade a implementação de novos usos no local, a partir da identificação de sua situação de invisibilidade mediante o poder público, bem como da carência da população do entorno por espaços educacionais e de lazer e convívio de qualidade. Evidencia, dessa forma, a importância de um olhar mais amplo, por parte do estudante de arquitetura e urbanismo, quanto aos aspectos sociais indissociáveis dos projetos arquitetônicos e urbanísticos.

Referências

ALVES, M. R. da S.; LOPES, W. G. R.; SOUSA, G. de B. Apropriação Pelos Usuários de Espaços Públicos em bairros da zona sul da cidade de Teresina, PI. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE PAISAGISMO EM ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL, 7., 2004. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2004.:

CARNEIRO, A. R. S.; MESQUITA, L. B. Espaços livres do Recife. Recife: Prefeitura da Cidade do Recife/ Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

GATTI, Simone.Manual dos Espaços Públicos. Disponível em:<http://www.solucoesparacidades.com.br/wpcontent/uploads/2013/11/Manual%20de%2 0espacos%20publicos.pdf> Acesso em: 29 de novembro de 2018.

GEHL, Jan. Cidades para pessoas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

GOMES. Paulo Cesar da Costa. A condição Urbana: ensaios de geopolítica nas cidades. 2. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

MACEDO, S. S.; SAKATA, F. G. Parques urbanos no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002. [Coleção Quapá].

MOREIRA, R. Uma gestão democrática do espaço para uma sociedade de homens livres. Natureza e sociedade como princípio da ecologia política e novo paradigma histórico. Espaço e sociedade, São Paulo, ano 2, n.2, 1986.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ. Plano Diretor. Maceió: 2007.

SANTOS, Milton. Guerra dos lugares. São Paulo: Folha de São Paulo, Caderno Mais, 8/8/1999.

SPECK, Jeff. Cidade Caminhável. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

Gomes, B. R. S., Lôbo, C., Ávila, L., Madeiro, J. A., Maranhão, M. B., & Menezes, C. A. (2019). ESPAÇO PÚBLICO E QUALIDADE DE VIDA: PROPOSTA DO CENTRO EDUCACIONAL CIRANDA E CORREDOR CULTURAL NO BAIRRO DA LEVADA, MACEIÓ/AL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 161. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/6930

Edição

Seção

Artigos