A VENTILAÇÃO NATURAL E INSOLAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO NO DESEMPENHO TÉRMICO NO PROJETO DE UMA POUSADA NA ORLA DE MACEIÓ/AL

Autores

  • Janmys Gregory Acadêmico do curso de Arquitetura & Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT.
  • Luiz Neto Acadêmico do curso de Arquitetura & Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT.
  • Sammea Ribeiro Doutorado em andamento em Dinâmica do Espaço Habitado; Mestre em Dinâmicas do Espaço Habitado; Professora de Conforto Ambiental I do curso de Arquitetura & Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes – UNIT.

Palavras-chave:

Arquitetura Bioclimática. Projeto de Pousada. Desempenho Térmico.

Resumo

Este artigo aborda a contribuição da ventilação natural e do sombreamento em um projeto de pousada na orla marítima de Maceió-AL como resultado da integração horizontal entre as disciplinas de Conforto Ambiental I e Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II do 4 semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL). Foram analisados a locação da pousada, e um possível bloco de apartamentos prejudicado ambientalmente. Para tal foram utilizados para a avaliação da ventilação natural a Mesa D’água e para a avaliação da insolação o Helidon, e os dados colhidos foram transformados em imagens esquematizadas, de maneira a identificar qualitativamente o comportamento térmico na edificação. Desta maneira, foram confirmadas e identificadas as mudanças para a obtenção do conforto térmico nos ambientes, adequando o projeto a uma arquitetura promotora de estratégias de ventilação natural e proteção contra insolação direta, por meio da orientação e posicionamento correto das aberturas, favorecendo o aproveitamento dos ventos predominantes e do conforto térmico para regiões de clima quente e úmido.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Gregory, J., Neto, L., & Ribeiro, S. (2018). A VENTILAÇÃO NATURAL E INSOLAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO NO DESEMPENHO TÉRMICO NO PROJETO DE UMA POUSADA NA ORLA DE MACEIÓ/AL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(1), 55. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/6256

Edição

Seção

Artigos