A NEUROCIÊNCIAS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO: A NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Lirani Firmo Da Costa Souza UNIT-Al
  • Rodrigo da Silva Almeida UNIT-AL
  • Dionísio Souza da Silva UNIT-AL
  • Maria Sônia da Silva Crispim UNIT-AL
  • Marcelo Góes Tavares UNIT-AL
  • Sandra Patrícia Lamenha Peixoto UNIT-AL

Palavras-chave:

Neurociências. Neurobiologia. Emoções. Educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar como se dão as interfaces entre Neurociências e Educação ressaltando a importância da Neurobiologia das emoções no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, a partir dos seguintes descritores: Neurociências, Neurobiologia, emoções e educação. A Neurociências considera as emoções muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem uma vez que elas mobilizam recursos cognitivos existentes e algumas delas, como a raiva, o medo e a ansiedade, podem atrapalhar o processo de ensino-aprendizagem. Então, do ponto de vista neurobiológico, os principais circuitos e sistemas cerebrais envolvidos no processamento das emoções são: corpo Amigdaloide, sistema límbico, área orbitofrontal, hipotálamo, circuito dopaminérgico (especialmente o núcleo acumbente), sistema nervoso autônomo, os sistemas endócrino e musculoesquelético, córtex cerebral, hipocampo e o sistema ativador reticular ascendente. Logo, o conhecimento da Neurobiologia das emoções é um importante aliado dos educadores em sala de aula, na medida em que pode auxiliá-los a se conscientizarem da relevância do papel das emoções no processo de ensino-aprendizagem e desenvolver metodologias de ensino mais profícuas.

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Publicado

2019-06-12

Como Citar

Souza, L. F. D. C., Almeida, R. da S., Silva, D. S. da, Crispim, M. S. da S., Tavares, M. G., & Peixoto, S. P. L. (2019). A NEUROCIÊNCIAS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO: A NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 29. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/6145

Edição

Seção

Artigos