AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA VENTILAÇÃO NATURAL E SOMBREAMENTO DE UM PROJETO DE POUSADA EM MACEIÓ/AL

Autores

  • Sammea Ribeiro Granja Damascceno Costa Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.
  • Emílio Cristiano Bentes Bichara Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.
  • Rafael Costa Pereira Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Palavras-chave:

Ventilação natural, insolação, desempenho térmico

Resumo

A cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, localiza-se na região Nordeste do Brasil, na latitude 9º39’57” Sul e longitude 35º44’07” Oeste. Apresenta o clima predominante quente e úmido, representado por verão com temperaturas mais elevadas e pouca pluviosidade e por inverno com temperaturas mais amenas e alto índice pluviométrico, contudo, é caracterizado por temperaturas amenas durante todo o ano, tendo como temperatura média anual de 25 a 29 graus centígrados. Desta forma, após análises de ventilação natural e insolação, é possível definir algumas estratégias para a captação adequada da ventilação natural, como a ventilação cruzada, assim como novas estratégias para proteger a edificação da radiação solar direta. Este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho qualitativo da ventilação natural e adequado sombreamento desenvolvido em um projeto para uma pousada. A metodologia proposta compreende: Detalhamento de dados climáticos e estratégias bioclimáticas para Maceió; Realização de ensaios de ventilação no equipamento Mesa d´água com maquetes vazadas e a análise de áreas de sombreamento com o estudo da carta solar, assim como a aplicação de uma maquete volumétrica com as cobertas no equipamento Heliodon. Diagnosticou-se bom desempenho final da ventilação natural devido à disposição e afastamento dos blocos entre eles e um sombreamento eficiente resultado do projeto conceitual desenvolvido para as cobertas das edificações.

Biografia do Autor

Sammea Ribeiro Granja Damascceno Costa, Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, Professora do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL).

Emílio Cristiano Bentes Bichara, Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Graduando de Arquitetura e Urbanismo, UNIT AL.

Rafael Costa Pereira, Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Graduando de Arquitetura e Urbanismo, UNIT AL.

Referências

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3: Desempenho Térmico de Edificações – Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. 2005.

NBR 15575-3 – Edificações Habitacionais - Normas de desempenho – Sistemas de piso

BITTENCOURT, Leonardo; CÂNDIDO, Christhina. Introdução à Ventilação Natural. Maceió: Edufal, 2005.

GOULART, Solange; LAMBERTS, Roberto; FIRMINO, Smanta. Dados Climáticos para Projeto e Avaliação Energética de Edificações para 14 Cidades Brasileiras. Florianópolis: Núcleo de Pesquisa em Construção UFSC, 1998.

LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando O R. Eficiência Energética em Arquitetura. São Paulo: PW Editores, 1997.

TOLEDO, Alexandre Márcio. Ventilação Natural em Conforto Térmico em Dormitórios: Aspectos Bioclimáticos para uma Revisão do Código de Obras e Edificações de Maceió/AL. Dissertação de Mestrado em Conforto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRS, 2001.

TOLEDO, Alexandre Márcio. Avaliação do Desempenho da Ventilação Natural pela Ação do Vento em Apartamentos: Uma Aplicação em Maceió/AL. Tese de Doutorado em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, 2006.

TOLEDO, E. Ventilação Natural das Habitações. Maceió: Edufal, 1999.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Costa, S. R. G. D., Bichara, E. C. B., & Pereira, R. C. (2018). AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA VENTILAÇÃO NATURAL E SOMBREAMENTO DE UM PROJETO DE POUSADA EM MACEIÓ/AL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(1), 41. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/5533

Edição

Seção

Artigos