RAÇA, RACISMO E A CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA NEGRA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE CONCEITOS E VIVÊNCIAS

Autores

  • Jesana Batista Pereira Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - UNIT/AL
  • Wanessa Dias dos Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Palavras-chave:

Racismo. Criança. Contexto escolar.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo dialogar entre os conceitos de raça, racismo e a constituição da criança negra no contexto escolar, salientando os desafios enfrentados durante o processo de construção de identidade dentro do contexto racista e de privilégios dados a uma determinada parcela da sociedade. O corpo negro ainda é estigmatizado e hostilizado, desde os livros didáticos até a inserção do indivíduo na sociedade e, especificamente aqui relatado como vivência , em sala de aula. Para a realização do ensaio, foi feita uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Google Acadêmico e SCIELO, tendo referências variando de 1987 a 2017. A realização do presente trabalho teve como motivação inquietações pessoais frente ao tema ligadas a vivências dentro dessa ideologia opressora e extremamente hostil, que estigmatiza, segrega e, ainda hoje, mata.

Biografia do Autor

Jesana Batista Pereira, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - UNIT/AL

Doutora em Antropologia pela UFPE.

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - UNIT/AL

Wanessa Dias dos Santos, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Graduanda em Psicologia do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

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Publicado

2018-05-22

Como Citar

Pereira, J. B., & Santos, W. D. dos. (2018). RAÇA, RACISMO E A CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA NEGRA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE CONCEITOS E VIVÊNCIAS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 4(3), 20. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/5326

Edição

Seção

Artigos