ABORTO: AUTONOMIA E IMPACTOS SOBRE A SAÚDE DA MULHER

Autores

  • Jesana Batista Pereira Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - UNIT/AL
  • Nayara Gomes de Melo Lima Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Palavras-chave:

Aborto. Psicólogo. Saúde mental. Saúde da mulher.

Resumo

O abortamento inseguro no Brasil é praticado por mais de um quinto das mulheres. Este artigo tem por objetivo trazer algumas reflexões acerca do corpo feminino, aborto e saúde reprodutiva. Para a realização do presente estudo foram utilizados quatro artigos das plataformas Pepsic e Scielo entre os anos de 2008 a 2017 utilizando os seguintes descritores, de modo isolado ou combinado, Aborto, Saúde da mulher, SUS. Verifica-se a necessidade de compreender de forma macro o aborto e de atentar-se para investiga-lo sob as perspectivas do corpo feminino e da autonomia, e do como as mulheres se percebem como sujeito ativo na construção da sua história. O psicólogo, como profissional que atua com a promoção e prevenção da saúde mental, tem como uma das suas principais responsabilidades acolher de forma empática as pacientes a fim de diminuir os impactos e as consequências do aborto.

Biografia do Autor

Jesana Batista Pereira, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - UNIT/AL

Doutora em Antropologia pela UFPE.

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - UNIT/AL

Nayara Gomes de Melo Lima, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Graduanda em Psicologia

Referências

BERALDO, A.; BIRCHAL, T. de S.; MAYORGA, C.. O aborto provocado: um estudo a partir das experiências das mulheres. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 25, n. 3, Dec. 2017.

CARVALHO, S. M.; PAES, G. O. Integralidade do cuidado em enfermagem para a mulher que vivenciou o aborto inseguro. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, Mar 2014.

MADEIRO, A.P.; RUFINO, A.C. Maus-tratos e discriminação na assistência ao aborto provocado: a percepção das mulheres em Teresina, Piauí, Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 8, Ago 2017.

SANTOS, C. S.; SILVEIRA, L. M. C. Percepção de mulheres que vivenciaram o aborto sobre autonomia do corpo feminino. Psicologia Ciência e Profissão, Rio de Janeiro, v.37, n.2, Abr/Jun 2017.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Pereira, J. B., & Lima, N. G. de M. (2018). ABORTO: AUTONOMIA E IMPACTOS SOBRE A SAÚDE DA MULHER. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 4(3), 13. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/5314

Edição

Seção

Artigos