A VALORIZAÇÃO E A DECADÊNCIA DA HABITAÇÃO DO BAIRRO DO JARAGUÁ, MACEIÓ-AL.

Autores

  • Mônica Peixoto Vianna Centro Universitário Tiradentes (UNIT)
  • Natália Gabriele Ferreira Alves Centro Universitário Tiradentes (UNIT).
  • Maria Lorenna Bezerra Gomes Centro Universitário Tiradentes (UNIT).
  • Kamilla Alves de Oliveira Araújo Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Palavras-chave:

Jaraguá, revitalização, patrimônio, memória.

Resumo

O reconhecimento do bairro do Jaraguá como começo da cidade de Maceió e logo mais a capital da província de Alagoas revela a importância deste como parte histórica e cultural da cidade. Em meados do século XVII, ocorreu um crescimento populacional e um desenvolvimento econômico, a cidade se expandiu e as partições públicas se dissiparam para outras regiões e o Jaraguá logo enfrentou um período de decadência e desvalorização do patrimônio. Entre os anos de 1990 e 2000, houve um processo de revitalização financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco do Nordeste do Brasil, como intuito de resgatar o Turismo de volta para o bairro, no entanto, a tentativa não foi bem-sucedida, deixando o bairro do Jaraguá de volta à beira da marginalização. O Jaraguá então passou a viver as sombras da sociedade, com altos índices de violência e um forte processo de deterioração de patrimônios históricos. Este artigo busca mostrar a importância do valor histórico do bairro do Jaraguá para a cidade de Maceió, apresentando novas perspectivas de preservação do patrimônio, para assim resgatar a memória do bairro antigo que uma vez abrigou importantes instituições públicas e sociais e que é uma parte intrínseca da identidade cultural da sociedade alagoana.

Biografia do Autor

Mônica Peixoto Vianna, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Professora Titular do Centro Universitário Tiradentes (UNIT), doutora em Arquitetura e Urbanismo.

Natália Gabriele Ferreira Alves, Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Maria Lorenna Bezerra Gomes, Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Kamilla Alves de Oliveira Araújo, Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Graduanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Referências

ACIOLI, G. Jaraguá Acabou. Jornal Primeira Edição, Maceió. 30 junho de 2003.

AMARAL, Vanine Borges; FERRARE, Josemary Omena Passos. A Arquitetura Moderna em Maceió, Alagoas: Perspectivas de Preservação. In: Seminário DOCOMOMO N-NE, 2., Salvador, 2008. Anais... Salvador, 2008.

AUGÉ, Marc. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. 7ª Edição. Campinas, SP: Papirus Editora, 1994.

BAUMAN, Zygmunt, 1925. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

CAVALCANTI, V. R. La production de l’espace à Maceió (1800-1930). Tese de doutorado. 1998. 430 f. Université de Paris I, Panthéon-Sorbonne (Institut d’étude du développement économique et social, Paris, 1998.

CÓDIGO DE URBANISMO e Edificações do Município de Maceió. Plano Diretor – Maceió 2006. Prefeitura Municipal de Maceió. Diário Oficial do Município de Maceió, 09 de fevereiro de 2007.

ESTADO de Alagoas. Secretaria de Estado da Cultura: Bairro Jaraguá. Disponível em: <http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/livros-de-tombo/livro-no-03-conjuntos-urbanos-e-sitios-historicos/bairro-de-jaragua>. Acesso em: 22 de ago. 2017.

FERRARE, Josemary Omena Passos; LEÃO, Tharcila Maria Soares. Jardim Público do Jaraguá, porta de entrada de Maceió no início do século XIX e XX. In: Colóquio Ibero Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto – Desafios e Perspectiva, 3., Belo Horizonte, 2014. Anais... Belo Horizonte, 2014.

GALLERO, A. L. O lugar e o não-lugar no turismo. In: MOESH, M. M; GASTAL, S. Um outro turismo é possível. São Paulo: Contexto, 2004, p. 36-42.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Volume 2 – Memória. Edições 70, 2000.

PINHEIRO, M. L. B. Origens da noção de preservação cultural no Brasil. Risco (São Carlos), v. 3, p.1, 2006.

PROJETO de revitalização do bairro de Jaraguá. Disponível em: <http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=283024>. Acesso em 23 de maio de 2017.

VASCONCELOS, Daniel Arthur Lisboa de; ARAÚJO, L. M.; RAMOS, S. P. A Turistificação de Maceió-Alagoas-Brasil: uma perspectiva histórico-espacial. In: Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável - Pluris, 7., Maceió, 2016. Anais... Maceió: Viva Editora, 2016. v. 1. p.1-12.

VASCONCELOS, Daniel Arthur Lisboa de; ARAÚJO, Lindemberg Medeiros de. Espaço público Revitalizado e contradições: Enobrecimento e Antienobrecimento no bairro do Jaraguá, Maceió – Alagoas. In: Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 11., Ceará, 2014. Anais... Ceará, 2014.

VASCONCELOS, Daniel Arthur Lisboa de. Turistificação do Espaço e Exclusão Social: a revitalização do bairro de Jaraguá, Maceió - AL, Brasil. Turismo e Análise. Maceió, maio, 2005, v. 16, n. 1, p.47-67.

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Vianna, M. P., Alves, N. G. F., Gomes, M. L. B., & Araújo, K. A. de O. (2018). A VALORIZAÇÃO E A DECADÊNCIA DA HABITAÇÃO DO BAIRRO DO JARAGUÁ, MACEIÓ-AL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 4(2), 224. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/4753

Edição

Seção

Artigos