Em Novos Rumos: A Psicologia Escolar no ensino superior.

Autores

  • Adrielli Gonçalves Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Marjory Figueira Centro Universitário Tiradentes
  • Mayara Barbosa Centro Universitário Tiradentes - Unit
  • Sandra Peixoto Centro Universitário Tiradentes - Unit

Palavras-chave:

Ensino Superior, Psicologia Escolar, Mediação.

Resumo

Resumo: No princípio, o psicólogo escolar teve sua atuação mais direcionada ao ambiente escolar e iniciou seus trabalhos com métodos de mensuração e segregação. Atualmente, o profissional vem atravessando um processo de ressignificação, onde passa a adentrar diferentes campos de atuação, sendo um destes o ensino superior. Esta pesquisa apresenta à práxis da Psicologia Escolar no ensino superior, e com base para a discussão, foram utilizados os pressupostos da teoria sociointeracionista de Vygotsky e seu conceito de mediação.  Na construção do artigo, foi feito um levantamento bibliográfico, apoiado em dados de pesquisas da área, livros, artigos, teses de mestrado e doutorado, e em mídia eletrônica. Considera-se de grande importância a participação desse profissional no ensino superior, de forma a contribuir para o desenvolvimento desse espaço permeado por diversas relações, prezando primeiramente pela qualidade do ensino, o vínculo entre instituição-aluno e as relações interpessoais presentes.

Palavras-chave: Ensino Superior; Psicologia Escolar; Mediação.

Biografia do Autor

Adrielli Gonçalves, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes

Marjory Figueira, Centro Universitário Tiradentes

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes

Mayara Barbosa, Centro Universitário Tiradentes - Unit

Acadêmica do curso de Psicologia

Sandra Peixoto, Centro Universitário Tiradentes - Unit

Mestre do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes

Referências

ARANHA, M. L. A. História da educação e da pedagogia: Geral e Brasil. 3ª Ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BERNI, R. I. G. A construção da prática do professor de educação infantil: um trabalho crítico-colaborativo.Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. IN: PLATAFORMA CAPES. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5808>. Acesso em 31 de outubro de 2014.

BISINOTO, C.; MARINHO, C; ALMEIDA, L. A atuação da psicologia escolar na educação superior: algumas reflexões. Revista portuguesa de pedagogia. Brasília: 2011, p. 39 – 55.

BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. Disponível em: . Acesso em 1 de outubro de 2014.

CARVALHO, T. O. Atuação em Psicologia Escolar: o desenvolvimento de competências para a mediação da escolha profissional de adolescentes em São Luís - MA. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007. IN: PLATAFORMA CAPES. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/3213>. Acesso em 31 de outubro de 2014.

CASSINS, A. Manual de psicologia escolar – educacional. Curitiba: Gráfica e EditoraUnificado, 2007.

CASTRO, E. L. Psicopedagogia na educação superior: Uma perspectiva de atuação no cotidiano acadêmico. Revista científica Aprender. 4. ed. 2011. ISSN 1983-545. Disponível em: <http://revista.fundacaoaprender.org.br/indexphp/id=142>. Acesso em 9 de agosto de 2014.

CORRÊA, J. R. A. Psicologia escolar e educação superior: investigação em uma faculdade de engenharia. 2011. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. IN: PLATAFORNA CAPES. Disponível em <http://repositorio.unb.br/handle/10482/8955>. Acesso no dia 14 de agosto de 2014.

CUNHA, S. M.; CARRILHO, D. M. O processo de adaptação ao ensino superiore o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, 2005, vol. 9, Nº 2, 215-224.

DELORS, J., et al. Educação um tesouro a descobrir. 2ª Ed. Portugal: Edições ASA, 1996.

GUZZO, R. S. Formando psicólogos escolares no Brasil: dificuldades e perspectivas. In: WECHSLER, Solange Múglia (Org.). Psicologia Escolar: pesquisa, formação e prática. 3 ed. Campinas, SP: Alínea, 2008. Cap. 2, p. 75-92.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS ANÍZIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior - 2013. Brasília: INEP. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br>. Acesso em: 30 outubro de 2014.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS ANÍZIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior - 2013. Brasília: INEP. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br>. Acesso em: 30 outubro de 2011.

JOLY, M. C. R.A formação do psicólogo escolar e a educação no terceiro milênio. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2000, vol.4, n.2, pp. 51-55. ISSN 1413-8557. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141385572000000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 3 de agosto de 20014.

LIMA, A. O. Breve Histórico da Psicologia Escolar no Brasil. Psicologia Argumento, Curitiba, 2005.v. 23, n. 42 p. 17-23.

MACIEL, M. A. Leituras rebeldes: a presença de Maria Helena Souza Patto na História da Psicologia e da Educação. Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UERJ. Mnemosine, Rio de Janeiro, 2012. V. 8, n. 2, p. 331-336.

MARINHO-ARAÚJO, C.M. A psicologia escolar nas diretrizes curriculares: espaços criados, desafios instalados. In: CAMPOS, Herculano Ricardo (Org.). Formação em psicologia escolar: Realidades e perspectivas. Campinas, SP: Alínea, 2007. Cap. 1. p, 17-48.

________________________. NEVES, M. M. B. J. Psicologia escolar: perspectivas e compromissos na formação continuada. In: CAMPOS, Herculano Ricardo (Org.). Formação em psicologia escolar: Realidades e perspectivas. Campinas, SP: Alínea, 2007. Cap. 3, p. 69-87.

________________________. Psicologia escolar na educação superior: Novos cenários de intervenção e pesquisa. In: MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria (Org.). Psicologia Escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, prática e formação. São Paulo: Alínea, 2009. Cap. 7, p. 155-202.

MARTINS, O. B.; MOSER, A. Conceito de mediação em Vygotsky, Leontiev e Wertsch. Revista Intersaberes, 2012. vol. 7 n.13, p. 8 - 28.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO – MEC (2006). Decreto N° 5.7773. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO – MEC (2005). Prouni – Programa Universidade para Todos. Lei n° 11.096, em 13 de janeiro de 2005. Brasília: Ministério da Educação.

NEVES, M. M. B. J. Formação inicial em psicologia escolar: questões apontadas por alunos de graduação. In: CAMPOS, Herculano Ricardo (Org.). Formação em psicologia escolar: Realidades e perspectivas. Campinas, SP: Alínea, 2007. Cap. 2, p. 49 - 67.

NOVAES, M. H. Repensando a formação e o exercício profissional do Psicólogo Escolar na Sociedade Pós-Moderna. In: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de (Org.). Psicologia Escolar: Ética e competências na formação e atuação profissional. 2 ed. Campinas: Alínea, 2006. Cap. 6, p. 127 – 146.

OLIVEIRA, C. B. E. A atuação da psicologia escolar na educação superior: proposta para os serviços de psicologia. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2011. IN: PLATAFORMA CAPES. Disponível em:<http://repositorio.unb.br/handle/10482/8955>. Acesso no dia 14 de agosto de 2014.

PATTO, M. H. S. Prefácio (1995). In: MACHADO, Adriana Marcondes; SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.). Psicologia Escolar: Em busca de novos rumos. 5. Ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

PILETTI, C.; PILETTI, N. Filosofia e história da educação. 15ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2009.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. LEI No 10.172, de 9 de janeiro de 2001.In: PLANALTO. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em 20 de outubro de 2014.

REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 23ª. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

ROSA, A. R. Estudo exploratório acerca das concepções de formadores de psicólogos de Goiânia sobre a atuação da psicologia escolar na educação superior. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. IN: PLATAFORMA CAPES. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/4379>. Acesso em 09 de agosto de 2014.

SAMPAIO. S. M. R.A Psicologia na educação superior: ausências e percalços. Em aberto, Brasília, 2010. v. 23, n. 83, p. 95 – 105.

SERPA, M. N.; SANTOS, A. A. Atuação no ensino superior: um novo campo para o psicólogo escolar.Psicologia Escolar e Educacional, 2001. vcinco. N. 1, p. 27-35.

SOUZA, P.N. P. Estrutura e funcionamento do ensino superior brasileiro. São Paulo: Pioneira, 1991.

SOUZA, M. P. R. Reflexões a respeito da atuação do psicólogo no campo da psicologia escolar/educacional numa perspectiva critica. In: CAMPOS, Herculano Ricardo(Org.). Formação em psicologia escolar: Realidades e perspectivas. Campinas, SP: Alínea, 2007. Cap. 7, p. 149-162.

VIGOTSKY. L.S.A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ºed. São Paul: Martins Fontes – Selo Martins, 2007.

_________________. Pensamento e Linguagem. 4ºed. São Paulo Martins Fontes, 2008.

ZANOLLA, S. R. O conceito de mediação em Vigotski e Adorno. Psicologia & Sociedade. vol. 1, 2012, 5-14.

Downloads

Publicado

2016-04-01

Como Citar

Gonçalves, A., Figueira, M., Barbosa, M., & Peixoto, S. (2016). Em Novos Rumos: A Psicologia Escolar no ensino superior. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 3(2), 133–152. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/2734

Edição

Seção

Artigos