ADOÇÃO HOMOAFETIVA EM MACEIÓ: A PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE E DA PSICOLOGIA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI.

Autores

  • Thamires Beatriz Nunes Paulino Silva Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Wildilla Nathalia Barros Padilha Almeida Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Tamara Christyne da Silva Moraes Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Carla Karolyne de Oliveira Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Thalita Carla de Lima Melo Centro Universitário Tiradentes - Unit

Palavras-chave:

Adoção homoafetiva, crianças, psicologia

Resumo

As relações afetivas foram se modificando com o passar do tempo, com isso, novos formatos de família surgiram, sendo um deles, a família homoafetiva. O presente estudo tem como objetivo através de uma pesquisa acerca do processo de adoção, na cidade de Maceió, analisar o processo burocrático e social da adoção, averiguando os tramites legais para a realização da adoção, observando se há diferenciação entre casais homoafetivos e heterossexuais. Questionar a opinião pública sobre o tema e identificar preconceitos que esse processo poderá sofrer. O método utilizado foi de entrevista não estruturada realizada com a Assistente Social e a Psicóloga da Vara da Infância e Juventude do Estado e a aplicação de questionários com um público aberto, de diferentes idades e gêneros, totalizando 100 pessoas. Sendo possível obter conhecimento sobre a percepção da sociedade sobre o tema abordado e tomar ciência de todo o processo realizado para a efetuação da adoção.

Referências

BLUM, Melissa de Mattos. Adoção Homoafetiva. [2006?]. Disponível em:

http://www.advogado.adv.br/estudantesdireito/direitodecuritiba/melissademattosblum/adocaohomoafetiva.htm>. Acesso em: 22 maio 2015.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, Brasília, DF, 1990.

DIAS, Maria Berenice. Adoção Homoafetiva. 2010. Disponível em: <http://www.mariaberenice.com.br/pt/adocao-homoafetiva.cont>. Acesso em: 21 maio 2015.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito de família. v.6, São Paulo: Saraiva, 2005.

Juizado da Infância e Juventude / [publicado por] Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Corregedoria-Geral da Justiça. – n. 1 (nov. 2003). Porto Alegre: Departamento de Artes Gráficas do TJRS, 2003.

JÚNIOR, Enézio de Deus Silva. A possibilidade Jurídica de Adoção por Casais Homossexuais. Curitiba: Juruá, 2005.

LEVINZON, Gina Khafif. Adoção Interracial. Psique Ciência & Vida. São Paulo, n. 46, out. 2009. p. 04-07.

PASSOS, Maria Consuêlo. Homoparentalidade: Uma entre outras formas de ser Família. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v.17, n.2, 2005. p. 31-40.

WEBER, Lidia Natalia Dobrianskyj. Laços de ternura: pesquisas e histórias de adoção. Curitiba: Santa Mônica, 1998.

ZAMBRANO, Elizabeth. (Coord.) Filho de Gay, Gayzinho é? Projeto Direito à Homoparentalidade. Instituto de Acesso à Justiça – IAJ. 2004.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Silva, T. B. N. P., Almeida, W. N. B. P., Moraes, T. C. da S., Santos, C. K. de O., & Melo, T. C. de L. (2015). ADOÇÃO HOMOAFETIVA EM MACEIÓ: A PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE E DA PSICOLOGIA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 3(1), 115–130. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/2607

Edição

Seção

Artigos