A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E AS MANIFESTAÇÕES DE 2013: A ATUAÇÃO DO ESTADO E SEU CARÁTER CLASSISTA

Autores

  • Albani Barros Faculdade Integrada Tiradentes
  • Bianca Gomes Alves Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Edva Emanuelle Gomes da Silva Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Maria Lucilene Barbosa Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Crise Estrutural do Capital. Estado. Manifestações

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar os determinantes que provocaram as manifestações no Brasil em 2013. Para tanto, buscamos inicialmente, compreender como as mudanças resultantes da crise estrutural do capital, oriunda da década de 1970, se refletem no mundo do trabalho e na área social na contemporaneidade. Em nossa análise também buscamos compreender como se dá a atuação do Estado em face dessas manifestações. Esta compreensão possui o pressuposto teórico marxista em que o Estado possui um caráter classista voltado para a manutenção da ordem e eliminação de qualquer ameaça ao livre desenvolvimento e expansão do capital. Concluímos esse breve ensaio explicitando com o motivo pelo qual o resultado dos protestos não avançaram para um horizonte revolucionário.

Biografia do Autor

Albani Barros, Faculdade Integrada Tiradentes

Graduado em Comunicação Social pela UFAL - Universidade Federal de Alagoas (1994). Pós-graduado em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais pela FITS - Faculdade Integrada Tiradentes (2008). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Professor universitário da FITS, no curso de graduação em Serviço Social , de Psicologia na pós graduação em Gestão de Políticas Públicas. Professor do CESMAC - curso de Serviço Social. Estudos direcionados para os fundamentos da sociedade capitalista, relações de trabalho na contemporaneidade e a crise estrutural do capital. Orientador do MEC para o curso de especialização em "Formação Continuada para professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE". Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Crise Estrutural e Transformações no Mundo do Trabalho

Referências

ALVES, Giovanni. Trabalho e Subjetividade: O Espírito do Toyotismo na Era do Capitalismo Manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.

BRAZ, Marcelo; NETTO José Paulo. Economia Política: uma Introdução Crítica. 7ª Edição. São Paulo: Cortez, 2011.

DURIGUETTO, Maria Lúcia; MONTAÑO, Carlos. Estado, Classe e Movimento Social. 3ª Edição. São Paulo: Cortez, 2011.

ENGELS, Friedrich; Marx, Karl. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARICATO, Ermínia. Cidades Rebeldes: Passe Livre e as Manifestações que Tomaram as Ruas do Brasil. In: É a Questão Urbana, Estúpido! Boitempo: Carta Maior. São Paulo, 1ª Edição, p. 19-26, 2013.

MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

PANIAGO, Maria Cristina Soares. Marx, Mészáros e o Estado. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

PINTO, Geraldo Augusto. A Organização do Trabalho no Século 20: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo. 2ª Edição. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SECCO, Lincoln. Cidades Rebeldes: Passe Livre e as Manifestações que Tomaram as Ruas do Brasil. In: As Jornadas de Junho. Boitempo: Carta Maior. São Paulo, 1ª Edição, p. 71-78, 2013.

VAINER, Carlos. Cidades Rebeldes: Passe Livre e as Manifestações que Tomaram as Ruas do Brasil. In: Quando a Cidade Vai às Ruas. Boitempo: Carta Maior. São Paulo, 1ª Edição, p. 35-40, 2013.

Publicado

2015-05-28

Como Citar

Barros, A., Alves, B. G., da Silva, E. E. G., & Barbosa, M. L. (2015). A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E AS MANIFESTAÇÕES DE 2013: A ATUAÇÃO DO ESTADO E SEU CARÁTER CLASSISTA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 2(3), 133–144. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/2083

Edição

Seção

Artigos