ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O USO DE LIGAÇÕES SOLDADAS E PARAFUSADAS EM ESTRUTURAS METÁLICAS

Autores

  • Celiane Mendes da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Iago Vilar Freire Centro Universitário Tiradentes
  • Jailson José Nunes Ferro Centro Universitário Tiradentes
  • Pauline Bomfim de Araújo de Almeida Centro Universitário Tiradentes
  • Bruna Camerino Lira Uchôa Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Ligações estruturais, Parafusos, Soldas

Resumo

A indústria da construção civil busca sistemas construtivos tecnicamente mais avançados em substituição aos processos tradicionais. Diante deste panorama, destaca-se que as estruturas metálicas fazem parte de uma das alternativas para a industrialização, sendo uma de suas principais características a fácil adaptação e versatilidade de concepção às necessidades específicas de cada aplicação. Sabe-se que vários aspectos diferenciam as estruturas metálicas dos demais tipos de estrutura, e dentre estes, um dos mais relevantes se refere às ligações presentes entre as peças que a compõe. Acerca disso, os dois tipos mais comuns de ligações empregadas em estruturas metálicas são as ligações soldadas e as parafusadas, sendo que a escolha do tipo de ligação a ser utilizada em determinada estrutura pode tornar a execução mais rápida e a obra mais econômica. Nesse sentido, o presente escrito visa apresentar um comparativo entre o uso de ligações soldadas e parafusadas relativo às suas vantagens e desvantagens, bem como os fatores que influenciam em tal escolha, indicando-se a mais viável para o determinado fim.

Biografia do Autor

Celiane Mendes da Silva, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em Engenharia Civil no Centro Universitário Tiradentes

Iago Vilar Freire, Centro Universitário Tiradentes

Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Tiradentes

Jailson José Nunes Ferro, Centro Universitário Tiradentes

Graduando em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Tiradentes

Pauline Bomfim de Araújo de Almeida, Centro Universitário Tiradentes

Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Tiradentes

Bruna Camerino Lira Uchôa, Centro Universitário Tiradentes

Mestre em Engenheira Civil - Estruturas pela Universidade Federal de Alagoas, graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Participou do Programa Ciências sem Fronteiras no período de Agosto de 2012 à Janeiro de 2013 estudando na École Normale Supérieure de Cachan - França. Desempenhou atividades de pesquisa no Laboratório de Computação Científica e Visualização - LCCV, no período de Maio de 2010 à Novembro de 2012. Atualmente é Professora da Universidade Tiradentes de Maceió/AL.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

da Silva, C. M., Freire, I. V., Ferro, J. J. N., de Almeida, P. B. de A., & Uchôa, B. C. L. (2021). ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O USO DE LIGAÇÕES SOLDADAS E PARAFUSADAS EM ESTRUTURAS METÁLICAS. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 6(3), 174. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/9314

Edição

Seção

Artigos