RESERVATÓRIO PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM EDIFICAÇÕES NA CIDADE DE MACEIÓ – AL

  • ANA CAROLINA JANUARIO MAIA CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - UNIT/AL
  • Maria Letícia Ferreira Dâmaso Centro Universidade Tiradentes - Unit/ AL
  • Steffane Graziele da Silva Centro Universidade Tiradentes - Unit/ AL
  • Talvanes Lins e Silva Junior Centro Universidade Tiradentes - Unit/ AL
  • Milena Bandeira Melo Centro Universidade Tiradentes - Unit/ AL

Resumo

Quando se é pesquisado sobre disponibilidade hídrica, encontramos diversas notícias que apresentam constantemente dados acerca da condição atual do planeta em que vivemos, cenários de escassez, desperdício e poluição. A finalidade deste estudo constitui-se em desenvolver um estudo sobre a implantação do reservatório em um Edifício Residencial na cidade de Maceió, as formas a respeito de sua utilização no armazenamento de águas pluviais e avaliar os benefícios para reuso da mesma nas atividades do dia a dia. A área de estudo, compreende a capital Alagoana, Maceió, adotou-se como referência um Edifício Residencial com área de 400 m², contendo 10 andares e 12 apartamentos por andar, onde em cada apartamento existem 2 banheiros, situado no bairro de Cruz das Almas em Maceió – AL. O dimensionamento dos reservatórios de água pluvial necessita de alguns dados, entre eles, a precipitação anual, o número de meses com pouca chuva e a área da superfície de captação que irá contribuir para o reservatório. Onde é possível notar que o volume do reservatório varia de acordo com a área da superfície, pois quanto maior a área maior será o volume. Espera-se deste trabalho, expor as vantagens do uso dos reservatórios a fim de armazenar água pluvial, com o intuito de trazer uma alternativa para promover a redução do consumo e situar o tema dentro da concepção da conservação da água e seu reuso. Além de elaborar o estudo da implantação do sistema, verificando a possibilidade de a economia de água ser superior ao custo para a aplicação.

Biografia do Autor

ANA CAROLINA JANUARIO MAIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - UNIT/AL
Acadêmica do Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL, Maceió/AL.
Maria Letícia Ferreira Dâmaso, Centro Universidade Tiradentes - Unit/ AL
Acadêmica do Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL, Maceió/AL.
Steffane Graziele da Silva, Centro Universidade Tiradentes - Unit/ AL
Acadêmica do Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL, Maceió/AL.
Talvanes Lins e Silva Junior, Centro Universidade Tiradentes - Unit/ AL
Acadêmico do Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL, Maceió/AL.
Milena Bandeira Melo, Centro Universidade Tiradentes - Unit/ AL
Orientadora; Mestre em Saneamento e Recursos Hídrico ; Professora do Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL, Maceió/AL.
Publicado
2020-11-23
Como Citar
MAIA, A. C. J., Dâmaso, M. L. F., da Silva, S. G., Junior, T. L. e S., & Melo, M. B. (2020). RESERVATÓRIO PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM EDIFICAÇÕES NA CIDADE DE MACEIÓ – AL. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 6(2), 219. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/9205
Seção
Artigos