PLANILHA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO TORÇÃO EM BARRAS CIRCULARES

Autores

  • Paulo Lucas Leite do Nascimento Centro Universitário Tiradentes - AL
  • Jonas Rafael Duarte Cavalcante Centro Universitário Tiradentes - AL
  • Bruna Camerino Lira Uchoa Centro Universitário Tiradentes - AL

Resumo

A utilização de recursos de multimídia como auxílio no aprendizado de diversas disciplinas em vários cursos tem sido muito eficiente e está cada vez mais sendo empregada pelo mundo todo. Com base nisso, vários recursos computacionais têm sido desenvolvidos em diferentes softwares. Nesse contexto, o presente trabalho se trata da apresentação de uma pasta de trabalho desenvolvida no software Microsoft Office Excel que auxilia o aprendizado da disciplina Resistência dos Materiais na resolução de exercícios que envolvem torções pontuais em barras lineares de seção transversal circular maciças ou vazadas com diâmetros constantes ou variados à qual o utilizador precisa apenas digitar em algumas células da planilha alguns dados disponibilizados pelo exercício e a mesma mostra automaticamente resultados que geralmente são cobrados em tais problemas. Sendo assim, este trabalho mostra ao utilizador como inserir os dados na planilha e como interpretar os seus resultados.

Biografia do Autor

Paulo Lucas Leite do Nascimento, Centro Universitário Tiradentes - AL

Graduando no curso de Engenharia Civil pelo Centro Universitário Tiradentes

Jonas Rafael Duarte Cavalcante, Centro Universitário Tiradentes - AL

Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Figueiredo Costa - FIC e Mestre em Engenharia Civil, com foco em estruturas, pela UFAL. Atualmente é Professor Assistente I, dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes - UNIT e Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Tecnologia de Alagoas - FAT.

Bruna Camerino Lira Uchoa, Centro Universitário Tiradentes - AL

Mestre em Engenheira Civil - Estruturas pela Universidade Federal de Alagoas, graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Participou do Programa Ciências sem Fronteiras no período de Agosto de 2012 à Janeiro de 2013 estudando na École Normale Supérieure de Cachan - França. Desempenhou atividades de pesquisa no Laboratório de Computação Científica e Visualização - LCCV, no período de Maio de 2010 à Novembro de 2012. Atualmente é Professora da Universidade Tiradentes de Maceió/AL - UNIT/AL.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Nascimento, P. L. L. do, Cavalcante, J. R. D., & Uchoa, B. C. L. (2020). PLANILHA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO TORÇÃO EM BARRAS CIRCULARES. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 6(2), 183. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/9113

Edição

Seção

Artigos