PREVISÃO DE COMPORTAMENTO DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO: ESTUDO PARA O CAMPO DE FURADO

Autores

  • Williani Espinheira de Oliveira Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • José Italo Gonçalves da Silva Santos Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Décio Manoel Gomes da Silva Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Vanessa Limeira Centro Universitário Tiradentes

Resumo

Um campo de petróleo apresenta um ciclo de vida, tendo o seu início, meio e fim. Desse modo, chega um momento em que ele atinge o declínio da sua produção, alguns após o início da sua produção, se fazendo necessária a utilização de métodos de recuperação para manter os níveis de produção viáveis economicamente. Logo, se faz necessária prever a produção futura dos campos de petróleo. Essa previsão é feita através de métodos matemáticos aplicando a análise de curvas de declínio (ACD) de produção. As curvas de declínio de produção são divididas em três modelos, que são: declínio exponencial, harmônico e hiperbólico. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar a previsão de comportamento da produção de petróleo do campo de Furado, localizado na Bacia Sergipe-Alagoas. A partir dos métodos de Gentry e Fetkovich, identificou-se o modelo de análise de curvas de declínio, antes e após a injeção de água. Como resultados, o campo apresentou o tipo de declínio harmônico, além de comprovar a eficácia da injeção de água através da diferença do tempo de abandono antes e após a injeção, como também a redução da taxa de declínio, porém apresentou valores de RAO superiores a 1,0 em diversos momentos, indicando que o poço está produzindo mais água do que óleo, exigindo uma análise econômica do campo.

 Palavras-chave: Análise de curvas de declínio, campo de Furado, métodos de Gentry e Fetkovich.

Biografia do Autor

Décio Manoel Gomes da Silva, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Graduando do Curso de Engenharia de Petróleo. Tem experiência na área de perfuração e completação de poços de petróleo, tendo atuado em várias operações como descida de revestimento, cimentação de poços, testemunhagem, perfilagem, teste de formação, manobras de retirada e descida de brocas, montagem e desmontagem de sondas de perfuração e completação, controle de kicks, montagem e manutenção em BOP, manutenção em bombas tríplex, tratamento de fluidos de perfuração, simulados de combate a incêndio com vítimas em plataformas.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Espinheira de Oliveira, W. ., Gonçalves da Silva Santos, J. I., Gomes da Silva, . D. M. ., & Limeira, V. (2023). PREVISÃO DE COMPORTAMENTO DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO: ESTUDO PARA O CAMPO DE FURADO. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 8(1), 44–58. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/11328

Edição

Seção

Artigos