DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE MACEIÓ

Autores

  • Aline Rodrigues Centro Universitário Tiradentes
  • Jeniffer Jayres de Santana Centro Universitário Tiradentes
  • Vanessa Limeira Centro Universitário Tiradentes

Resumo

A geração de resíduos é inerente a toda atividade humana, variando conforme o modelo de sociedade, o tipo e a quantidade dos resíduos produzidos. Sendo assim, conhecer sobre o gerenciamento de resíduos sólidos principalmente na cidade local, configura-se em uma das etapas essenciais para se alcançar o desenvolvimento sustentável. Esse trabalho teve como objetivo descrever como ocorre a gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) na cidade de Maceió, identificando as boas práticas na gestão de RSU e apresentando os desafios. Para isso, foi feita uma abordagem quantitativa descritiva, a partir da coleta e análise de dados. Como resultados, os RSU englobam os resíduos domiciliares e das vias públicas, cujo acondicionamento é feito através de recipientes, bombonas e sacos plásticos, além de contenedores. A coleta urbana é realizada por empresas contratadas e por cooperativas e a disposição final segue para o aterro sanitário ou para as cooperativas Cooprel Benedito Bentes, Cooprel Antares, Coopvila e Cooplum. Além disso, ações positivas como os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), Ecopontos e o projeto Carroceiro Legal foram identificadas na gestão do município de Maceió. No entanto, os desafios são inúmeros, principalmente com relação a poluição advindas de má conduta com o meio ambiente.

Biografia do Autor

Aline Rodrigues , Centro Universitário Tiradentes

Graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL (2018), 8° período. Durante esse período, participou de projetos de pesquisa sobre a "Influência das chuvas nas rachaduras do Pinheiro" e sobre a "Biodiversidade e potencialidades da Serra da Caiçara". Atualmente, é estagiária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - SEDET (2021), com foco no setor de Licenciamento Ambiental do Município de Maceió AL. Desde 2022, atua como Assistente administrativa da empresa 3Sigma - Gestão em Meio Ambiente LTDA (2022), com enfoque em Consultoria Ambiental, sendo responsável pela elaboração de projetos, relatórios ambientais, estudos ambientais e monitoramento ambiental do município de Maceió AL.

Jeniffer Jayres de Santana, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Tiradentes- UNIT/AL(2018), 8° período. Durante esse período, participou de projetos de pesquisa sobre a Influência das chuvas nas rachaduras do Pinheiro" e sobre a "Biodiversidade e potencialidades da Serra da Caiçara". Foi estagiária na área de Segurança do trabalho da Usina Coruripe S/A (2018-2019) com enfoque na segurança no ambiente de trabalho dos colaboradores sempre buscando diminuir os riscos inerentes a atividade, sendo responsável pela elaboração de documentos como PPRA, mapa de risco e medições de gases, participando da CIPA, CIPATR e treinamentos de trabalho em altura e brigada de incêndio. Estagiou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - SEDET (2020 -2021), com foco no setor de Licenciamento Ambiental do Município de Maceió AL. Desde 2022, atua como estagiária da empresa Almeida Construção e Incorporações Ltda, com enfoque na gestão ambiental de resíduos de demolição e terraplanagem, sendo responsável pela elaboração do plano de demolição, plano de gerenciamento de resíduos de demolição e relatórios diários de obra, solicitação e acompanhamento de licenças de órgãos como ANP, IMA, IBAMA e SEDET.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Rodrigues da Silva, A. ., Jayres de Santana, J. ., & Limeira, V. (2023). DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE MACEIÓ. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 8(1), 23–34. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/11168

Edição

Seção

Artigos