ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE HIDRATOS NO ESCOAMENTO DE GÁS EM UMA UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE GÁS NATURAL (UPGN)

Autores

  • Camilla Bezerra Martins Pinto Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Sâmya Karolyne Costa Souto Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Vanessa Limeira Centro Universitário Tiradentes
  • Heleno Pontes Bezerra Neto Universidade Federal de Alagoas
  • Fabrícia Medeiros Santandrea Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Resumo

Os hidratos de gás são compostos cristalinos formados pela combinação física de moléculas de água e pequenas moléculas que compõem hidrocarbonetos líquidos. Eles são facilmente formados quando o gás do hidrocarboneto contém água a alta pressão e temperatura relativamente baixa, produzidos tanto em terra como em mar. Os hidratos podem formar depósitos que reduzem o diâmetro da tubulação que envia o gás para as Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN), além disso, dentro da própria UPGN também pode ocorrer à formação de hidratos. Com o objetivo de estudar a formação de hidratos na Unidade de Processamento, utilizam-se dados operacionais da UPGN e, com auxílio do software Hydrate Plus, verificam-se as condições da formação de hidratos e dessa forma, calcula-se a injeção dos inibidores Metanol, Etanol, Monoetilenoglicol (MEG), Dietilenoglicol (DEG) e Trietilenoglicol (TEG), assim como os seus custos. Para o caso analisado, verifica-se que a uma temperatura de 15,79ºC há a formação de hidratos e, dentre os inibidores estudados, o uso do DEG se mostra o mais adequado e com o menor custo.

 

Palavras-chave: Gás Natural; Hidratos; Inibidores; UPGN; Hydrate Plus.

Biografia do Autor

Sâmya Karolyne Costa Souto, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Sâmya Karolyne Costa Souto, graduada em Engenharia de Petróleo pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT) e pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG.

Heleno Pontes Bezerra Neto, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2012), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação de Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal de Alagoas na área de concentração Estruturas (2014). Atualmente é Professor Assistente, lotado no Centro de Tecnologia, da Universidade Federal de Alagoas. É pesquisador do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV/UFAL). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Modelagem Computacional de Sistemas Estruturais para Águas Profundas, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Computacionais Aplicados à Engenharia, Análise e Simulação de Linhas de Ancoragem e Risers.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Bezerra Martins Pinto, C., Costa Souto, S. K. ., Limeira, V., Pontes Bezerra Neto, H. ., & Medeiros Santandrea, F. (2022). ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE HIDRATOS NO ESCOAMENTO DE GÁS EM UMA UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE GÁS NATURAL (UPGN). Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 7(3), 38. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/11029

Edição

Seção

Artigos