A ABORDAGEM DA HUMANIZAÇÃO NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE MEDICINA NA CIDADE DE MACEIÓ

Autores

  • Isabelle da Silva Santos Alves Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL. Rua Elias Ramos de Araújo, 96, Apto 104, CEP 57038-230, Maceió-Al, Brasil, (79)99922-4742.
  • Júlia de Souza Crescencio Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL. Avenida Dom Antônio Brandão, 239, Apto 408 Bloco A, CEP 57051-190, Maceió-Al, Brasil, (82)99179-1331.
  • Julio Goncalves Yulita Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL. Rua Desportista Humberto Guimarães, 46, Apto 302, CEP 57035-030, Maceió-AL, Brasil, (82)99981-6989.
  • Andre Fernando de Oliveira Fermoseli Docente Titular II do Curso de Medicina/ Centro Universitário Tiradentes / UNIT-AL. Povoado Mucuri - Marechal Deodoro. CEP: 57160-000, Maceió-AL, Brasil. (82) 99628-0020.
  • Jaim Simões de Oliveira Docente Titular do Centro Universitário Tiradentes / UNIT-AL. Rua Dr. Antônio Cansação, 575, Apto 709. CEP 57035-190, Maceió-AL Brasil., (82) 99655-7334.

Palavras-chave:

Humanização, Ensino humanizado, Cursos de medicina. Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é comparar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) das universidades de medicina em Maceió com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e analisar a importância das disciplinas no que tange à humanização do estudante e do atendimento médico. Além disso, abordar como este tema contribui para o egresso médico. Os PPC's das faculdades de medicina de Maceió foram comparados com as DCN's, para encontrar as disciplinas que abordam questões importantes para a humanização do curso. Assim, foram usados artigos bibliográficos com o descritor "Humanization of Assistance" para embasar o trabalho com diferentes pontos de vista sobre a importância da humanização. As graduações na área de medicina englobam diversas áreas do conhecimento, que vão além das técnico científicas, nesse sentido o artigo entende que a elaboração de uma grade curricular da formação médica, deve ser embasada em documentos nacionais que demonstrem as expectativas da sociedade para tal profissional, além disso, a metodologia utilizada no ensino também deverá passar por reformas para torná-la em um modelo mais ativo, onde o aluno, desde os anos iniciais, já é apresentado ao âmbito profissional. Por fim, percebe-se que as universidades que atualizaram seus PPC’s de acordo com as DCN’s, contribuíram ao oferecer estudantes mais habilitados para prover, futuramente, serviços de qualidade na área da saúde. Além disso, constata-se que o método ativo transforma e desenvolve a educação, promovendo a criticidade, a auto-reflexão, a gestão e o trabalho em grupo.

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Biografia do Autor

Jaim Simões de Oliveira, Docente Titular do Centro Universitário Tiradentes / UNIT-AL. Rua Dr. Antônio Cansação, 575, Apto 709. CEP 57035-190, Maceió-AL Brasil., (82) 99655-7334.

Graduado em Farmácia pela UFRGS, Mestre em Biologia Celular e Molecular e Doutor em CIências pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFRGS. Tem pós-doutorado em Enzimas dependentes de PLP pela Universidade da Califórnia, Pós-doutorado e proteínas dependentes de clusters feror-enxofre no Virginia Tech e pós doutrorado na UFAL na ecologia química da interação entre cana-de-açucar e os seus insetos-praga. Professor titular do Centro Universitário Tiradentes desde 2014. Ministra disciplinas de Bioquímica, metaolsmo, funções biológicas, bases da agressão de defesa e biologia molecular nos Cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Biomedicina.

Referências

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Publicado

2021-11-09

Como Citar

Alves, I. da S. S., Crescencio, J. de S., Yulita, J. G., Fermoseli, A. F. de O., & Oliveira, J. S. de. (2021). A ABORDAGEM DA HUMANIZAÇÃO NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE MEDICINA NA CIDADE DE MACEIÓ. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 7(1), 184. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/9506

Edição

Seção

Artigos