OS EFEITOS PSICOFISIOLÓGICOS DA MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Adriano Alves Lopes Unit

Palavras-chave:

Musicoterapia. Transtorno do Espectro Autista. Efeitos Psicofisiológicos.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar como a musicoterapia influencia no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista - TEA. Inicialmente, este trabalho apresenta as possibilidades de utilização da música como recurso terapêutico para a saúde mental, indicando para quais públicos e sobre quais condições essa técnica é indicada. Seguidamente, descreve os seus possíveis efeitos psicofisiológicos no tratamento de crianças que apresentam um desenvolvimento atípico, especificamente em casos de autismo – cujo déficit pode englobar padrões de comportamentos atípicos e desinteresse na comunicação social. A metodologia utilizada neste artigo é a pesquisa bibliográfica integrativa – método sistemático e ordenado, no qual se busca ampliar a compreensão da temática proposta por meio de uma síntese literária de estudos teóricos e empíricos. Para proceder com o desenvolvimento desta pesquisa, utilizaram-se como bases de dados livros, revistas científicas e portais eletrônicos, a saber: SciELO, Google acadêmico, PepSIC. Sendo assim, após o estudo feito, é possível concluir que a musicoterapia se apresenta como um eficiente recurso para o tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, pois estimula áreas fisiológicas relacionadas à comunicação funcional e à linguagem.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Lopes, A. A. (2019). OS EFEITOS PSICOFISIOLÓGICOS DA MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 151. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/6154

Edição

Seção

Artigos