PSICOLOGIA DA SAÚDE E CRIANÇAS COM HIV: IMPACTOS PSICOLÓGICOS E FORMAS DE ATUAÇÃO

Autores

  • Sara Rafaela De Oliveira Guimarães
  • Thamires Beatriz Nunes Paulino Silva
  • Wildilla Nathalia Barros Padilha Almeida
  • José Rodrigues Rocha Junior

Palavras-chave:

Psicologia da saúde. Crianças. HIV. Formas de Intervenção.

Resumo

O presente artigo formulou-se a partir de pesquisa bibliográfica acerca do trabalho do psicólogo da saúde no atendimento a crianças infectadas pelo vírus HIV e suas respectivas famílias. Para melhor compreensão do tema o artigo foi dividido em tópicos. No primeiro tópico objetivou-se trazer de forma breve uma introdução acerca do trabalho do psicólogo da saúde na pediatria, qual a importância e os principais focos de intervenção. O segundo tópico aborda a temática da psicologia voltada ao HIV. No terceiro tópico faz-se um resumo dos principais impactos do diagnóstico de HIV em crianças para os pais/cuidadores e consequentemente para a própria criança. O quarto e último tópico refere-se a uma compilação das principais intervenções encontradas em trabalhos já publicados. Dessa forma se objetiva propiciar ao leitor conhecimento sobre a importância e as principais formas de atuação do psicólogo da saúde voltado ao atendimento com crianças infectadas com o vírus HIV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASÍLIA. Conselho Federal de Psicologia. Código de Ética Profissional do Psicólogo. 1 ed - DF, 2005. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf> Acesso em: 10 de maio de 2017.

FARIA, Evelise Rigoni; SILVA, Milena da Rosa; KESSLER, Helena Pillar; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro; CARVALHO, Fernanda Torres; PICCININI, Cesar Augusto. Intervenções psicológicas para crianças que vivem ou convivem com HIV/Aids. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 18, n. 1, p. 65-76, 2013.

GALANO, Eliana; MARCO, Maria A.; SILVA, Mariliza Henrique; SUCCI, Regina Célia de Menezes; MACHADO, Daysy Maria. Revelação Diagnóstica do HIV/ Aids para Crianças: Um Relato de Experiência. Psicologia: Ciência E Profissão, p. 500-511, 2014.

PEUCCHI, Juliana; RODRIGUES, Fernanda Deotti; JARDIM, Laíse Navarro; CALAIS, Lara Brum. Psicologia e Políticas Públicas em HIV/AIDS: Algumas Reflexões. Psicologia & Sociedade. Juiz de fora, 72-80, 2011.

SASSI, Ariana; GADÊLHA, Samantha. O Psicólogo no hospital e o paciente soropositivo: breve recorte do estágio profissional em um Hospital Geral no Oeste da Bahia. Psic. Rev. São Paulo v. 22, n. 2, p. 167-176, 2013.

SILVA, Richardson Augusto Rosendo; ROCHA, Vera Maria; DAVIM, Rejane Marie Barbosa; TORRES, Gilson de Vasconcelos. Formas De Enfrentamento Da Aids: Opinião De Mães De Crianças Soropositivas. Revista Latino – AM Enfermagem, 2008.

SOUSA, Elzalina Santos; ARAÚJO, Francisco Ezequiel Lima; SANTOS, Juma Amanda Ferreira; CARVALHO, Denis Barros. A importância do psicólogo no tratamento de crianças hospitalizadas. Encontro Nacional da ABRAPSO, XV. Maceió, 2009.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

De Oliveira Guimarães, S. R., Nunes Paulino Silva, T. B., Barros Padilha Almeida, W. N., & Rocha Junior, J. R. (2019). PSICOLOGIA DA SAÚDE E CRIANÇAS COM HIV: IMPACTOS PSICOLÓGICOS E FORMAS DE ATUAÇÃO. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 189. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/6195

Edição

Seção

Artigos