A TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES NO DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Maria Edjane Ferreira de Mendonça
  • Rejane Rodrigues da Silva
  • Maria José de Sá Feitosa
  • Sandra Patrícia Lamenha Peixoto Fits

Palavras-chave:

Criança, Cão, Socioafetivo, Deficiência Intelectual

Resumo

A terapia assistida por animais tem sido um importante recurso terapêutico, principalmente no tratamento de crianças com deficiência intelectual. Essa abordagem tem trazido relevantes benefícios aos aspectos emocionais, sociais e cognitivos da criança. Desta forma, este artigo tem como objetivo apresentar a Terapia Assistida por Cães, demonstrar como esta pode favorecer as relações afetivas de crianças com deficiência intelectual, assim como, traremos como embasamento teórico Vygotsky com seus estudos voltados para as crianças com necessidades especiais, focando a atenção em suas atividades educacionais, sociais e emocionais. O ponto de partida para a temática foi o fato de que algumas crianças com déficit cognitivo apresentam maior dificuldade em estabelecer relação social e afetiva com o meio em que vivem, acreditamos que o contato com o animal seja um agente facilitador do processo de integração da criança nesse ambiente. E, dessa forma, contribuir para uma melhoria na comunicação, além de proporcionar diversos benefícios na autoestima e na motivação. Portanto, os estudos presentes neste artigo, afirmam que o cão colabora de maneira benéfica para o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças com deficiência intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Fabiane A.; VACCARI, Andréia M.H. A Importância da visita de animais de estimação na recuperação de crianças hospitalizadas. 2007. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo.

Disponível em: <http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/419-Einstein5-2_Online_AO419_pg111-116.pdf> Acesso em: 20 de março de 2013.

BECKER, M.; MORTON, D. O Poder Curativo dos Bichos: como aproveitar aincrível capacidade dos bichos de manter as pessoas felizes e saudáveis. Trad. A. B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

CAETANO, E. C. S. As contribuições da TAA – Terapia Assistidapor Animais à psicologia. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma, 2010.

DOTTI, J. Animais & Terapia. São Paulo: Editora Noética, 2005.

DSM-IV– Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Trad. Cláudia Dornelles); 4ªed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FARACO, C. B.et al. Terapia mediada por animais e saúde mental: um programano Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência em Porto Alegre – TAA Parte III. Saúde Coletiva, 2009. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/842/84212106001.pdf

Acesso em: 13 de agosto de 2013.

FLÔRES, L. N. Os benefícios da interação homem-animal e o papel do médico veterinário. 2009. Monografia (Especialização em Clinica Médica de pequenos Animais) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.equalis.com.br/arquivos_fck_editor/monografia_56.pdf

Acesso em: 30 de outubro de 2013.

GAI, D. N.; NAUJORKS, M. I. Inclusão: contribuições da teoria sócio-interacionista à inclusão escolar de pessoas com deficiência. Santa Maria – RS, 2006.

KOBAYASH, C. T. et al. Desenvolvimento e implantação da Terapia Assistida por Animais em hospital universitário. Rev. Brasileira de Enfermagem, Brasília, vol. 62, n.4, 2009. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0034-71672009000400024&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Acesso em: 17 de julho de 2013.

MACHADO, J. A., ROCHA, J. R.; SANTOS, L. M., PICCININ, A. Terapia assistida por animais (TAA). Revista Científica Eletrônica de medicina veterinária, Garça, n. 10, jan. 2008.

MONTEIRO, A. M. F. Terapia assistida por animais (TAA). CENTRONATI – Centro de Neuropsicológica,2007. Disponível em:

<http://www.centronati.com/terapia-assistida-por-animais

Acesso em: 10 de abril de 2013.

MOSSMANN, Aline Daniele Colombo. Influência da Terapia Mediada por Cães para o Desenvolvimento de Empatia em Crianças Institucionalizadas. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade Integradas de Taquara, 2010.Disponível em:

<https://psicologia.faccat.br/moodle/pluginfile.php/197/course/section/98/aline_col.pd

Acesso em: 07 de janeiro de 2013.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2006.

PAPALIA, D.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SALVARO, E. C. C (2010) As contribuições da TAA – terapia assistida por animais à psicologia. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC: Criciúma,2010.

SANTOS, Isabela Bertelli Cabral dos. Porque gostamos de nossos cachorros? Revista Psique Ciência e Vida, São Paulo, ano 3, 2008.

SANTOS, K.C.P.T.Terapia assistida por animais– uma experiência além da ciência. São Paulo: Editora Paulinas, 2006.

VEER, R. V. D.; VALSINER, J. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 2009.

VIVALDINI, V. H. Terapia Assistida por Animais: Uma Abordagem Lúdica em Reabilitação Clínica de Pessoas Com Deficiência Intelectual, 2011. 70f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Faculdade de Saúde, Universidade Metodista de São Paulo, 2011.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, Editora Ltda, 1991.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Palavra. São Paulo: Segmento-Duetto, n.149, 1993.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas: fundamentos de defectología. Tomo V. Madrid: Visor, 1997.

VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal.Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011.

Downloads

Publicado

2014-11-07

Como Citar

Mendonça, M. E. F. de, Silva, R. R. da, Feitosa, M. J. de S., & Peixoto, S. P. L. (2014). A TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES NO DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 2(2), 11–30. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/1372

Edição

Seção

Artigos