EDITORIAL

Autores

  • Givânya Bezerra de Melo Centro Universitário Tiradentes

Resumo

O Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), vem com muita satisfação, lançar mais uma edição do Caderno de Graduação UNIT/AL – Ciências Biológicas e da Saúde. A iniciativa firma mais uma vez o compromisso da instituição com a sociedade e alinhamento ao contexto atual de retomada das atividades acadêmicas presencias, pois, a pandemia da COVID-19 não pode parar a educação e a ciência!

Os prejuízos emocionais, financeiros e sociais advindos da pandemia, ainda em curso, são imensuráveis e exigem a implementação de ações intersetoriais que minimizem os impactos negativos e reduzam as disparidades sociais. Ficou ainda mais evidente que a ciência é indispensável para a continuidade da vida no planeta, pois, o conhecimento científico empregado na produção das vacinas, no mapeamento da doença, na produção de exames, tratamentos e no estabelecimento de medidas sanitárias de prevenção da Covid-19 foi essencial para o enfrentamento e resposta à situação.

Corroborando com esse contexto, apresentamos nessa edição estudos produzidos, em distintas áreas de atuação profissional, dentre enfermagem, odontologia, medicina, psicologia e biomedicina com temáticas sobre a Covid-19, saúde mental, saúde da mulher, violência, gênero e fissura labiopalatina. Em especial, o estudo “Raça, gênero e classe: uma revisão integrativa sobre os impactos dos determinantes sociais da saúde na infecção por covid-19” demonstrou alguns fatores sociais associados a maior vulnerabilidade à infecção por coranavírus. Outro estudo, apresenta, a partir das evidências analisadas, a tendência de correlação positiva entre os níveis de vitamina D e a gravidade da Covid-19.

Agradecemos as equipes de trabalho que compõem os Conselhos Consultivo e Editorial e parabenizamos os autores pelos estudos publicados nesta edição do Caderno de Graduação. Por fim, ressaltamos que a submissão de artigos no Sistema Eletrônico de Edição de Revistas (SEER) é contínua e pode ser realizada pelo site www.periodicos.set.edu.br.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givânya Bezerra de Melo, Centro Universitário Tiradentes

Editora Executiva do Caderno de Graduação
UNIT/AL – Ciências Biológicas e da Saúde

Downloads

Publicado

2022-05-16

Como Citar

Bezerra de Melo, G. (2022). EDITORIAL. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 7(2). Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/10935

Edição

Seção

Editorial