DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS

Autores

  • Anne Galindo Santana Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil. Microcefalia. Zika vírus.

Resumo

Introdução: Nas crianças com microcefalia decorrente da infecção pelo vírus da zika, tem-se identificado alterações cerebrais que afetam de maneira adversa o desenvolvimento neuropsicomotor, levando a posturas e padrões de movimentos anormais, deformidades musculoesqueléticas e atrasos na aquisição das habilidades motoras. Objetivo: Avaliar a função motora grossa de crianças portadoras da Síndrome Congênita do Zika Vírus. Metodologia: Tratou-se de um estudo transversal e quantitativo, com amostra por conveniência, realizado na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes UNIT/AL e na Sociedade Pestalozzi de Maceió. Para avaliar a função motora grossa utilizou-se o escala GMFM-88. Resultados: Foram avaliadas 12 crianças, com idade cronológica média de 27,25 ± 3,62 meses. Na avaliação desenvolvimento neuropsicomotor as crianças apresentaram na Dimensão A do GMFM-88, a média de 24,41%, das atividades avaliadas, na Dimensão B 3,50%, na dimensão C 0,25%, dimensão D 2,75%, e na dimensão E 1,33%. Estes resultados sugerem uma evolução negativa em todas as habilidades motoras, principalmente nas quais incluem o sentar, engatinhar, ajoelhar e andar. Conclusão: Apesar das limitações do presente estudo quanto ao número de crianças avaliadas, restringindo a extrapolação dos dados, foi possível observar que devido às alterações no SNC decorrente da infecção do Zika vírus na gestação, as crianças apresentam anormalidades motoras, neurológicas e sensoriais que interferem na aquisição e desempenho dos marcos motores básicos e complexos.

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

Santana, A. G. (2018). DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 5(1), 131. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/5791

Edição

Seção

Artigos