ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Yrlan Henrique dos Santos Costa Santos Costa
  • Andressa Pereira Lopes
  • André Fernando de Oliveira Fermoseli

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Educação. Contingência.Reforço

Resumo

A análise do comportamento é uma abordagem da psicologia que é negligenciada no contexto da educação. Isso devido às críticas e à falta de conhecimento que alguns campos dos saberes têm sobre tal prática, que disseminam de forma errônea os conceitos desta teoria. Portanto, o presente estudo visa esclarecer como se dá o processo de ensino-aprendizagem na educação segundo os preceitos da teoria comportamental de B. F. Skinner, permitindo compreender os benefícios desta teoria para um melhor conhecimento da mesma. Nessa perspectiva, o trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica, mostrando que com a utilização de arranjos de contingências reforçadoras adequadas, se obtém comportamentos desejados para uma boa educação. E mostra também uma breve semelhança entre a concepção de Skinner com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, tendo como resultado a confirmação de que os dois almejam o mesmo objetivo. Em suma, acredita-se que este trabalho, possa ampliar a visão dos leitores referente à Análise do Comportamento para o incentivo de novos estudos, não só no contexto da educação como em outros meios de intervenções.

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Publicado

2014-05-12

Como Citar

Santos Costa, Y. H. dos S. C., Lopes, A. P., & Fermoseli, A. F. de O. (2014). ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 2(1), 213–226. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/1414

Edição

Seção

Artigos