A HISTÓRIA DA TUBERCULOSE ASSOCIADA AO PERFIL SOCIOECONOMICO NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Ana Beatriz Giles Guimarães Graduanda do curso de Biomedicina, pela Universidade Federal de Pernambuco – FACIPE.
  • Danyele Costa de Mello Graduanda do curso de Biomedicina, pela Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Luanna de Ângelis Correia de Sousa Graduanda do curso de Biomedicina, pela Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Sara Tereza Farias da Silva Graduanda do curso de Enfermagem, pela Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Valdemir de França Souza Mestre em Ciências da Religião; Licenciando em História; Docente do curso de Biomedicina pela Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.

Palavras-chave:

Tuberculose, Epidemiologia, Doenças Negligenciadas, Subdesenvolvimento.

Resumo

O objetivo desta revisão é resgatar da literatura o perfil socioeconômico da Tuberculose no Brasil e o porquê de sua alta incidência, uma vez que, ainda é bastante endêmica no país. A TB tem relação direta com paciente HIV positivo, cujo indivíduo se mantém susceptível pela baixa da imunidade proveniente do vírus. Entretanto, existe também a problemática dos enfermos que abandonam o tratamento, aumentando assim, a resistência do bacilo aos fármacos utilizados atualmente como uma das formas de profilaxia. Para essa revisão, foram pesquisadas em plataformas de busca (Scielo e Google Acadêmico) no período de agosto de 2016 a dezembro de 2016, utilizando as seguintes palavras chaves: Tuberculose, Doenças Negligenciadas e Epidemiologia. É evidente que os casos de tuberculose aumentam de acordo com infraestrutura que a pessoa se insere, uma vez que, a doença se prolifera de indivíduo para indivíduo, se tornando de fácil contágio quando há agregações. Hoje, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil encontra-se no 16º lugar dentre os 22º países com alta incidência da patologia e, nas Américas, o Brasil é o país que mais notifica casos. Percebe-se, portanto, a necessidade de entender como o subdesenvolvimento e o perfil socioeconômico podem influenciar no aparecimento de novos casos, tendo em vista que, está diretamente relacionada com a incidência dos casos no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

Guimarães, A. B. G., Mello, D. C. de, Sousa, L. de Ângelis C. de, Silva, S. T. F. da, & Souza, V. de F. (2018). A HISTÓRIA DA TUBERCULOSE ASSOCIADA AO PERFIL SOCIOECONOMICO NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 3(3), 43. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/5982

Edição

Seção

Artigos