RELATO DE CASO: MANEJO ODONTOLÓGICO PARA PACIENTE TRATADO COM RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA

  • Dayana Mello De Araújo
  • Igor Gonçalves De Moura
  • Adelmo Cavalcanti Aragão Neto
  • Evelyne Pedroza de Andrade

Resumo

Saúde é o processo que capacita pessoas ou grupos de pessoas a controlarem de forma efetiva os determinantes da saúde. A saúde bucal, parte inseparável da Saúde Coletiva, deve ser compreendida não apenas a partir dos processos mórbidos, mas também a partir das relações que os homens estabelecem entre si ao viverem em sociedade. Neste contexto, a odontologia brasileira, mesmo com os avanços científicos e tecnológicos das últimas décadas, não foi capaz de superar as desigualdades históricas de acesso aos serviços odontológicos. Ainda existem dificuldades de atendimento no serviço público, sendo estes ainda considerados de qualidade inferior, onde os dados do IBGE revelam que 18,7% da população brasileira nunca foi ao dentista. Deste modo, o objetivo deste estudo de caso foi relatar o tratamento odontológico da paciente M.M.S.A., ASA III portadora de adenocarcinoma no reto. Assim, foi realizado um estudo do tipo descritivo e casuístico na Escola de Odontologia da UNIT, Unidade de Ciências da saúde com a paciente M.M.S.A., do sexo feminino, 53 anos de idade, casada e do lar, com diagnóstico de adenocarcinoma no reto, relatando fratura no dente 37 desde 2016. No presente caso clínico foi necessária uma abordagem multidisciplinar para a reabilitação oral, utilizando a associação de métodos e técnicas apropriadas para o determinado caso. O planejamento foi de fundamental importância para se obter o êxito final do caso clínico. Ao cirurgião-dentista, como membro da equipe oncológica, cabe preparar o paciente para a quimioterapia e radioterapia através de medidas preventivas com a adequação do meio bucal, acompanhando-o durante o tratamento, e incentivando condutas que visem melhorar as condições de higiene bucal do indivíduo após o tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayana Mello De Araújo
Acadêmica do Curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.
Igor Gonçalves De Moura
Acadêmico do Curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.
Adelmo Cavalcanti Aragão Neto
Doutor em Biologia aplicada a Saúde; Dentista; Professor do curso de Odontologia do Curso do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.
Evelyne Pedroza de Andrade
Doutora em Patologia Bucal; Dentista; Professora do curso de Odontologia do Curso do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT/PE.
Publicado
2020-12-14
Como Citar
Mello De Araújo, D., Gonçalves De Moura, I., Cavalcanti Aragão Neto, A., & Pedroza de Andrade, E. (2020). RELATO DE CASO: MANEJO ODONTOLÓGICO PARA PACIENTE TRATADO COM RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 4(3), 74. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/9875
Seção
Artigos