PRINCIPAIS ALTERAÇÕES QUALITATIVAS E DISTÚRBIOS BENIGNOS DOS NEUTRÓFILOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Ana Leila Mempis de Oliveira Marinho da Silva
  • Ana Paula Rocha da Costa

Resumo

Os neutrófilos são as células sanguíneas de defesa em maior número na corrente sanguínea periférica. Várias condições hereditárias ou patológicas podem causar alterações morfológicas e funcionais nos polimorfo nucleares caracterizando uma patologia. O objetivo deste estudo é descrever as principais alterações qualitativas e distúrbios benignos dos neutrófilos, com o intuito de ajudar no diagnóstico laboratorial diferencial dos pacientes. Para construção deste trabalho utilizou-se como banco de dados livros de hematologia pesquisados na Biblioteca de saúde da Unit Pernambuco e artigos relacionados ao tema extraídos na plataforma SCIELO publicados de 2001 a 2015. Entre as alterações qualitativas dos neutrófilos destacam-se os distúrbios benignos e as alterações reacionais. Os distúrbios benignos se dividem em síndromes e anomalias e são de origem genética não tendo um significado clínico já as alterações reacionais estão ligadas ao tipo e intensidade de infecção sofrida que irá influenciar na morfologia, maturação e função da célula madura. Estes processos de granulações, exocitose ou partículas citoplasmáticas podem ser visíveis à microscopia através do hemograma que, por contadores automatizados ou semiautomatizados, realizam contagem quantitativa e diferencial da série leucocitária, mas é na microscopia que estas alterações morfológicas e anomalias serão identificadas qualitativamente. Nesse sentido, conclui-se que é de grande importância que o profissional de análises clínicas, biomédico ou farmacêutico tenha conhecimento desses achados pois seu conhecimento é de grande valia para um diagnóstico diferencial e preciso no suporte ao médico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Leila Mempis de Oliveira Marinho da Silva

Discente de Biomedicina do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (UNIT-PE).

Ana Paula Rocha da Costa

Biomédica, Doutora em Ciências Biológicas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e docente do curso de Biomedicina do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (UNIT-PE)

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Mempis de Oliveira Marinho da Silva, A. L. ., & Rocha da Costa, A. P. . (2020). PRINCIPAIS ALTERAÇÕES QUALITATIVAS E DISTÚRBIOS BENIGNOS DOS NEUTRÓFILOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 4(3), 34. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/9872

Edição

Seção

Artigos