ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL PERFUROCORTANTE ENVOLVENDO PROFISSIONAIS NA ÁREA DE SAÚDE

  • Maria Eduarda de Holanda Cavalcanti Pedrosa Acadêmica do curso de Bacharelado em Biomedicina do Centro Universitário Tiradentes –UNIT/PE.
  • Mariana Aragão Matos Donato Biomédica; Doutora em Ciências Biológicas; Professora Titular III do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/PE.
  • Hortência Farias de Andrade Bióloga; Doutora em Ciências Biológicas; Professora Assistente I do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/PE.
Palavras-chave: Acidentes de trabalho, saúde ocupacional, condições de trabalho, riscos ocupacionais

Resumo

Os profissionais de saúde estão expostos constantemente a variados riscos, sejam os químicos, físicos, biológicos, psicossociais ou ergonômicos, sendo que a maioria destes riscos estão relacionados aos objetos perfurocortantes que os tornam vulneráveis aos acidentes de trabalho no ambiente hospitalar. Os acidentes de trabalho constituem danos à saúde dos trabalhadores que estão diretamente relacionados à prática de atividades laborais e que podem levar a efeitos nocivos pessoais e sociais ao indivíduo acometido. São causados pela instabilidade na relação entre saúde e trabalho e decorrem de riscos ocupacionais por exposições biológicas, físicas, químicas, mecânicas, fisiológicas e psíquicas. O objetivo deste trabalho é identificar a produção científica sobre acidentes com perfurocortante relacionados aos trabalhadores da saúde, visando a uma reflexão sobre a relevância da promoção da educação para a prevenção desses acidentes. Desta forma conclui-se que para proteger os profissionais de saúde, há medidas que devem ser tomadas, as quais podem ser classificadas em qualitativas e quantitativas, estas devem ser implantadas em todos os ambientes de trabalho, assim, isto torna-se uma questão de cidadania e direito do colaborador, como também economiza centenas de milhares aos cofres públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-12
Como Citar
Pedrosa, M. E. de H. C., Donato, M. A. M., & Andrade, H. F. de. (2019). ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL PERFUROCORTANTE ENVOLVENDO PROFISSIONAIS NA ÁREA DE SAÚDE. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 4(2), 13. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/7740
Seção
Artigos