A INFLUÊNCIA DO POLIMORFISMO GENÉTICO NO DESENVOLVIMENTO DE DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES

Autores

  • Gleycielly da Mota Oliveira Souza Graduanda do Curso de Odontologia, Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Thaysa Onofre de Melo Graduanda do Curso de Odontologia, Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Michelly Cauas Cirurgiã Dentista, Doutora em Odontologia Docente do Curso de Odontologia, Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.

Palavras-chave:

Polimorfismo genético, Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular, Transtornos da Articulação Temporomandibular.

Resumo

As disfunções temporomandibulares (DTMs) são desordens associadas às estruturas relacionadas aos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular. A principal manifestação sintomatológica é a dor, que é localizada na região afetada e agravada pelo movimento mandibular. O objetivo desta revisão foi determinar o envolvimento do polimorfismo genético com o desenvolvimento de sinais e sintomas das DTMs, procurando esclarecer dúvidas acerca da etiologia e o seu envolvimento na prática clínica. Sugere-se que distintos loci genéticos associados às exposições ambientais podem estar relacionados com o desenvolvimento de DTMs. A presença de polimorfismos genéticos a genes candidatos ao desenvolvimento de lesões musculares, ósseas, articulares e tendinopatias. No caso das disfunções temporomandibulares, é dada muita importância aos fatores morfológicos e aos fatores ambientais em relação aos fatores genéticos, como explicação para as variabilidades existentes que permanecem ainda incompreendidos. Diversos estudos constataram que polimorfismo nos genes IL-1, IL-6 (-174G/C), SNP COMT Val(158)Met, Hp1-1, Folatos, SHMT, MTHFD e MTR, estresse oxidativo GSTM1 e neurotransmissão DRD4, 102T-C, 102T-C no gene HTR2A, Haplótipos LPS, APS e HPS, possuem significativa relação ao desenvolvimento de DTMs. Sendo assim as DTMs, são consideradas uma resposta individual complexa e específica, podendo ser amplificadas ou atenuadas em função da composição genética original.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Souza, G. da M. O., Melo, T. O. de, & Cauas, M. (2017). A INFLUÊNCIA DO POLIMORFISMO GENÉTICO NO DESENVOLVIMENTO DE DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 3(2), 47. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/5155

Edição

Seção

Artigos