INCIDÊNCIA DE CASOS DE LEPTOSPIROSE HUMANA EM PERNAMBUCO: UMA ANÁLISE DOS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DE 2015

Autores

  • Juliana Mendes Baracho Graduanda do Curso de Biomedicina, Universidade Federal de Pernambuco– FACIPE.
  • Nadiely de Barros Lima Graduanda do Curso de Biomedicina, Faculdade Integrada de Pernambuco– FACIPE.
  • Ana Paula Rocha da Costa Biomédica, Doutora em Ciências Biológicas, Docente do Curso de Biomedicina, Faculdade Integrada de Pernambuco– FACIPE.

Palavras-chave:

Leptospirose, zoonose, diagnóstico, incidência

Resumo

A leptospirose é uma zoonose provocada por bactérias gênero Leptospira spp. com caráter sazonal e cuja prevalência é relatada em áreas urbanas e rurais. Há o aumento de casos durante o verão devido aos altos índices pluviométricos que provocam as enchentes, sendo essas a responsável pela transmissão indireta por meio da urina dos roedores. Por expressar uma sintomatologia diversa, a leptospirose torna-se uma barreira ao diagnóstico clínico, necessitando de testes específicos que levam em consideração a fase em que a doença se encontra, a fim de confirmar o agravo. Os casos novos de leptospirose confirmados pelo Estado de Pernambuco, em 2015 e a revisão bibliográfica sobre a doença são os alvos do estudo. Os dados foram obtidos por meio de plataformas online que divulgam os casos confirmados de leptospirose. A incidência de casos teve uma redução frente aos casos confirmados do ano anterior ao estudo, 2014. Mesmo tendo a diminuição no número de casos, a leptospirose continua sendo endêmica na região da Zona da Mata e região Metropolitana da capital Pernambucana e no Brasil de modo geral. Sendo necessárias medidas de promoção, proteção da população local e controle da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Baracho, J. M., Lima, N. de B., & Costa, A. P. R. da. (2017). INCIDÊNCIA DE CASOS DE LEPTOSPIROSE HUMANA EM PERNAMBUCO: UMA ANÁLISE DOS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DE 2015. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 3(2), 19. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/5153

Edição

Seção

Artigos