MONITORIA ACADÊMICA X DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Amanda Ferreira Ventura

Resumo

A monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem, que objetiva despertar o interesse
pela docência, mediante, o desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilita
a experiência da vida acadêmica, além de viabilizar a apropriação de habilidades em
atividades didáticas. O estudo é um relato descritivo do desempenho da atividade de
monitoria na disciplina de Biossegurança e Microbiologia na Faculdade Integrada de
Pernambuco, às turmas do Campus Saúde da instituição. Foi realizado um levantamento
bibliográfico, utilizando a biblioteca da FACIPE e sítios como Bireme, Pubmed, Lilacs
e Scielo e plataformas de dados online no período de fevereiro a abril de 2015. Com o
processo de seleção para a monitoria apresentado os alunos, estes se deparam com seu
primeiro desafio: para ser monitor não é necessário apenas realizar uma prova, mas sim
ter dito um bom desempenho acadêmico durante o curso, com aprovação por média
na cadeira inscrita, sendo responsável com o compromisso assumido. As aulas acompanhadas
pelo aluno monitor, com a supervisão do professor orientador exercitam o monitor
à capacidade de concentração, argumentação e domínio do grupo. A elaboração
de estudos e pesquisas, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e os questionamentos
dos alunos monitorados, acaba por contribuir, de forma determinante, para a formação
do espírito de pesquisador, condição fundamental àquele que pretende seguir a carreira
da docência no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-02

Como Citar

Ventura, A. F. (2015). MONITORIA ACADÊMICA X DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 2(1), 35–44. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/2950

Edição

Seção

Artigos