DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DO SOM NO AR UTILIZANDO UM OSCILOSCÓPIO VIRTUAL

  • Wilson Leandro Krummenauer Centro Universitário e Faculdades UniFtec.
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo (UPF).

Resumo

Neste artigo, descrevemos uma forma experimental de determinar a velocidade do som no ar, em sala de aula, através de um osciloscópio virtual. A proposta foi aplicada na disciplina de Física em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola privada da região metropolitana de Porto Alegre, RS. O experimento, de baixo custo, utiliza tubos de PVC, computador e microfone, além de um software analisador de espectro. Utilizamos o princípio da ressonância para verificar os valores de frequência aferidos pelo software. Pelos resultados obtidos experimentalmente, verificamos que os valores encontrados para a velocidade do som no ar, a 20°C, aproximam-se dos valores encontrados na literatura, tornando o experimento útil em aulas de Física na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Leandro Krummenauer, Centro Universitário e Faculdades UniFtec.
Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor titular do Centro Universitário e Faculdades UniFtec.
Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo (UPF).
Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Publicado
2020-11-25
Como Citar
Krummenauer, W. L., & Darroz, L. M. (2020). DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DO SOM NO AR UTILIZANDO UM OSCILOSCÓPIO VIRTUAL. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 4(1), 130-143. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2020v4n1p130-143
Seção
Artigos