PLANO DE IMPLANTAÇÃO DE ÁREAS VERDES PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UNIÃO DOS PALMARES/AL

Autores

  • Ariana Barbosa Lopes Centro Universitário Tiradentes
  • Melissa Mota Alcides Centro Universitário Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2019v3n3p87-102

Palavras-chave:

Paisagismo, Áreas Verdes, Escolas Municipais.

Resumo

Com o ritmo acelerado da vida atual, os indivíduos têm cada vez menos contato com áreas verdes. Crianças e jovens em idade escolar passam pelo menos 5 horas diárias na escola. Pensando nisso, ofertar espaços verdes nesses ambientes favorece a interação entre usuários e meio ambiente. Assim, o presente estudo teve como objetivo geral elaborar uma cartilha de paisagismo para escolas municipais a partir do estabelecimento de diretrizes que contribuirão para a implementação de áreas verdes escolares. Busca-se ainda considerar aspectos sociais, ambientais e econômicos destas unidades, através da promoção de práticas que auxiliarão na implantação e manutenção dos espaços verdes inseridos nas escolas. A metodologia adotada buscou obter resultados qualitativos através de levantamentos bibliográficos. O diagnóstico teve como fonte de dados as escolas municipais de União dos Palmares. Foram realizadas análises críticas em relação ao projeto PDDE Sustentável, mostrando que é possível melhorar a qualidade do ensino permitindo contato do aluno com a natureza. A partir dos problemas encontrados, foi possível definir as diretrizes que nortearam este estudo e assim, foi construída a cartilha Paisagismo na Escola, proporcionando um subsídio acessível para que gestores e comunidade escolar possam aplicar na implantação e cuidado com as áreas verdes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariana Barbosa Lopes, Centro Universitário Tiradentes

Arquiteta e Urbanista

Melissa Mota Alcides, Centro Universitário Tiradentes

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, doutoranda da Pós Graduação em Cidades da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

CAMPOS, Rochana; PÉRICLES, Cicero; TENÓRIO, Douglas Apratto. Enciclopédia: Municípios de Alagoas. 2ª ed. Maceió: Instituto Arnon de Melo. 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Disponível em http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?. Acesso em 20 de Agosto de 2018.

LEÃO, J. A. C. Considerações sobre o projeto escola aberta: perspectivas para uma agenda de lazer. RECIFE, 2005.

PACHECO, Fernanda Trescastro; SPONCHIADO, Margarete. Paisagismo e sustentabilidade para a promoção do bem estar da comunidade. Revista Guara, v.05 n.08 p. 131-139. Espirito Santo. 2017.

PONTALTI, Edna Sueli. Projeto de Educação Ambiental: Parque Cinturão Verde de Cianorte. 2005. Disponível em: <http://www.apromac.org.br> Acesso em: 20 de Ago. de 2018.

SANTOS, Susana Peres dos; GARDOLINSKI, Maria Terezinha Hanel Antoniazzi. A importância da Educação Ambiental nas escolas para a construção de uma sociedade sustentável. 2016. 17p.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Lopes, A. B., & Alcides, M. M. (2019). PLANO DE IMPLANTAÇÃO DE ÁREAS VERDES PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UNIÃO DOS PALMARES/AL. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 3(3), 87–102. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2019v3n3p87-102

Edição

Seção

Artigos