ANÁLISE DA MATURIDADE EM GESTÃO DE PROJETOS DE UMA EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL UTILIZANDO A METODOLOGIA MMGP

Autores

  • Danielle Freitas Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT AL
  • Fernando Schramm Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
  • Vanessa Batista Schramm Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2019v3n3p49-64

Palavras-chave:

maturidade em gestão de projetos, construção civil, modelo MMGP

Resumo

O setor da construção civil emerge como um segmento de extrema relevância para a economia brasileira, tanto por gerar emprego e renda como por fomentar uma cadeia produtiva complexa. Por envolver um nível de complexidade considerável em termos de gestão, planejamento e execução, o setor necessita de alternativas que otimizem a gestão dos recursos, e nesse sentido a gestão de projetos surge como um sistema eficiente. Muitas organizações buscam adotar modelos baseados na gestão de projetos como forma de alcançar níveis de maturidade que garantam crescimento e melhores resultados. Nesse sentido, reconhecendo a importância do segmento e dos eventuais benefícios oriundos da gestão de projetos sob a perspectiva do nível de maturidade, o estudo objetiva analisar o nível de maturidade em gestão de projetos no âmbito do setor de Engenharia de uma construtora da cidade de Campina Grande – PB através da aplicação do Modelo MMGP (PRADO,2014). Para tanto, a pesquisa admite caráter exploratório-descritivo, caracterizando-se como um estudo de caso, baseado na aplicação de questionários, visitas in loco e entrevistas informais com os responsáveis diretos pelo setor de análise. Dessa forma, verificou-se que o setor avaliado admite um índice satisfatório de maturidade em gestão de projetos, ficando relativamente acima das médias auferidas pelo setor da construção civil e pelas empresas nacionais de modo geral, correspondendo ao nível Conhecido (2), porém com forte tendência ao nível Padronizado (3), evidenciando que as práticas de gestão de projetos estão em ascensão na empresa, além de estarem alinhadas as estratégias organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Freitas Santos, Centro Universitário Tiradentes - UNIT AL

Mestre em Engenharia de Produção – UFPE. Bacharel em Engenharia de Produção – UFCG. Bacharel em Administração – UFCG. Professor Assistente I do Centro Universitário Tiradentes – UNIT AL.

Fernando Schramm, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Doutor em Engenharia de Produção – UFPE. Mestre em Engenharia de Produção – UFPE. Especialista em Gestão da Produção – UFPE. Bacharel em Administração de Empresas – UNIT. Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Vanessa Batista Schramm, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Doutora em Engenharia de Produção – UFPE. Mestre em Engenharia de Produção – UFPE. Especialista em Curso de Formação Complementar em Análise de Teste – UFPE. Bacharel em Engenharia Elétrica – UFCG. Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Referências

ALDABÓ, R. Gerenciamento de Projetos: procedimento básico e tapas essenciais / Ricardo Ald.abó. – 1a Edição – São Paulo: Artliber, 2001.

CARNEIRO, K. D. A.; MARTENS, C. D. P. Análise da maturidade em gestão de portfólio de projetos: o caso de uma instituição financeira de pequeno porte. Revista de Gestão e Projetos – GeP, São Paulo, vol. 3, n .1, p. 252-279, 2012.

JUCÁ JÚNIOR, A. S.; CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C. Maturidade em gestão de projetos em pequenas empresas desenvolvedoras de software do polo de alta tecnologia de São Carlos. Revista Gestão e Produção, São Carlos, v. 17, n. 1, p. 181-194, 2010.

KERZNER, H. Gestão de Projetos: as melhorespráticas / Harold Kerzner ;tradução: LeneBelonRibeiro. – 2. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2006.

LUKOSEVICIUS, A P.; CAMPOS FILHO, L. A. N.; COSTA, H. G. Maturidade em gerenciamento de projetos e desempenho de projetos. Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção - Volume 7, 2007.

OLIVEIRA, J. Avaliação do Nível de Maturidade em Gerenciamento de Projetos no Setor de Engenharia de Projetos de um Estaleiro de Grande Porte no Nordeste Brasileiro. Revista de Gestão e Projetos – GeP,Vol. 5, N. 3. Dezembro, 2014.

PRADO, D. S. Maturidade em Gerenciamento de Projetos. Vol. 7. Nova Lima: Editora INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2008.

_______, D. S. Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo Prado – MMGP. Versão 2.2.0, ano 2014. Disponível em:<http://www.maturityresearch.com/novosite/downloads/Maturidade-Modelo-Prado-MMGP-V2-2-0.pdf> Acesso em 30 de novembro de 2018.

_______, D. S.; ARCHIBALD, R. D. Maturidade Brasil 2012: Pesquisa sobre maturidade em gerenciamento de projetos. Versão completa, 2012. Disponível em: <http://www.maturityresearch.com/novosite/index_br.html.> Acesso em 28 de outubro de 2018.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

SILVEIRA, G. A.; SBRAGIA, R.; KRUGLIANSKAS, I. Fatores Contribuintes do Nível de Maturidade em Gerenciamento de Projetos em Empresas Brasileiras: Um Estudo Empírico. XIII Seminário Latino-iberoamericano de Gestión Tecnológica ALTEC, 2009, Cartagena de Indias. XIII Seminário Latino-iberoamericano de Gestión Tecnológica ALTEC 2009. 2009. v. 1. p. 1-20.

THIELMANN, R.; SILVA, C. H. Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, ano 9, nº2, p. 35-49, 2014.

TOLEDO, J. C.; SILVA, S. L.; MENDES, G. H. S.; JUGEND, D. Fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produto em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte. Revista Gestão e Produção, São Carlos, v. 15, n.1, p. 117-134, 2008.

VASCONCELOS, D. C.; VASCONCELOS, A. M. C. A maturidade em gerenciamento de projetos logísticos aplicada a uma indústria automotiva cearense. Revista de Gestão e Projetos – GeP, São Paulo, vol. 3, n .1, p. 159-180, 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Freitas Santos, D., Schramm, F., & Batista Schramm, V. (2019). ANÁLISE DA MATURIDADE EM GESTÃO DE PROJETOS DE UMA EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL UTILIZANDO A METODOLOGIA MMGP. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 3(3), 49–64. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2019v3n3p49-64

Edição

Seção

Artigos