MIDAS-EDU: UM MODELO INTEGRADO PARA ENSINO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ÁGIL.

Autores

  • Pablo Marques Menezes Universidade Tiradentes
  • Thiciane Couto Universidade Tiradentes
  • Fabio Gomes Rocha Universidade Tiradentes
  • Larissa Freitas Santana Graduanda em Sistemas de Informação, membro do GPITIC
  • Isadora Lima do Nascimento Bacharel em Sistemas de Informação, membro do GPITIC, desenvolvedora na ma9

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v3n1p53-64

Palavras-chave:

MIDAS-EDU, SCRUM, Domain-Driven Design, Test-Driven Development

Resumo

O artigo apresenta o MIDAS-EDU (Modelo Integrada de Desenvolvimento Ágil de Software - Educacional), resultado da integração do framework Scrum em conjunto com o Domain-Driven Design (DDD) e o Test-Driven Development (TDD) com o objetivo de realizar processo de desenvolvimento de um software empregando boas práticas partindo da coleta de requisitos até a entrega final do produto, apresentando um estudo de caso com alunos da disciplina de engenharia de software do curso de ciência da computação de uma universidade da região nordeste brasileira. Buscou-se analisar se a utilização das metodologias selecionadas, por desenvolvedores ainda em formação acadêmica, contribuíram para o melhor aprendizado, integração da equipe e agilidade no processo de implementação do produto. Os resultados apontaram que a adoção do MIDAS-EDU se mostra eficaz não apenas para o desenvolvimento do software, como também e, principalmente, para a promoção da autonomia dos estudantes em relação ao aprendizado e à tomada de decisão.

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Biografia do Autor

Pablo Marques Menezes, Universidade Tiradentes

Mestre em Ciência da Computação

Thiciane Couto, Universidade Tiradentes

Bacharel em Ciência da Computação

Fabio Gomes Rocha, Universidade Tiradentes

Mestre em Ciência da Computação

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Menezes, P. M., Couto, T., Rocha, F. G., Santana, L. F., & Nascimento, I. L. do. (2018). MIDAS-EDU: UM MODELO INTEGRADO PARA ENSINO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ÁGIL. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 3(1), 53–64. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v3n1p53-64

Edição

Seção

Artigos