PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE: ESTUDO A PARTIR DE PERIÓDICOS NACIONAIS

Autores

  • Antonio Karlos Valença Possui graduação em Engenharia de Produção pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). Mestrando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
  • Rodrigo César Reis de Oliveira Doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA (NPGA-UFBA). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (PROPAD-UFPE). Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Professor de graduação e pós-graduação. Atuou como coordenador do curso de bacharelado em Administração da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe FANESE.
  • Antonio Eduardo Albuquerque Junior Doutor em Administração (2017) e Mestre em Administração (2012) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem Especialização em Redes de Computadores (2001) pela Faculdade Ruy Barbosa (FRB) e Graduação em Processamento de Dados (1999) também pela FRB. É Tecnologista do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
  • Vivian Farias Melo Graduanda de bacharelado em Administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v2n3p85-96

Palavras-chave:

Produção Científica. TI Verde. Sustentabilidade.

Resumo

É evidente o crescimento do tema sustentabilidade ambiental em nosso cotidiano, não sendo de se estranhar que este tema seja vivenciado também no ambiente empresarial. Com isso tem-se uma busca crescente do mercado para seguir esta tendência, fato que acontece também com a tecnologia da informação. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo analisar a produção científica nacional relativa às práticas da Tecnologia da Informação Verde (Green IT) nas organizações, sob a perspectiva de que é necessário entender o contexto no qual ela está inserida e para que seja possível o seu gerenciamento de modo sustentável. Para atender este objetivo, foram analisados artigos científicos submetidos a periódicos nacionais, sob o método de revisão bibliográfica no período de 2009-2016. Após este estudo foi possível concluir que alguns fatores como altos custos e cumprimento da legislação são primordiais quando se decide adotar essa tendência. Vale ressaltar que é necessária que haja o devido conhecimento do que seja TI Verde e quais os fatores que influenciam positivamente na não adoção dessas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-13

Como Citar

Valença, A. K., Oliveira, R. C. R. de, Junior, A. E. A., & Melo, V. F. (2018). PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE: ESTUDO A PARTIR DE PERIÓDICOS NACIONAIS. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 2(3), 85–96. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v2n3p85-96

Edição

Seção

Artigos