MAQUIAGEM VERDE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE SOB ENFOQUE DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v3n1p27-34Resumo
O objetivo central deste trabalho é observar, dentro do contexto da Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough, a prevalência da chamada maquiagem verde no mercado publicitário brasileiro (tanto de anúncios como dos rótulos), identificando, sob as três dimensões – textual, discursiva e social –, os sentidos discursivos e ideológicos da propaganda que é o corpus da pesquisa: a peça publicitária da borracha “Architecte”, da empresa “Maped”. O estudo se deu no campo analítico do método qualitativo, e os resultados obtidos apontam à obsessão das empresas produtoras por atingir os consumidores brasileiros no campo ambiental, já que estes estão entre os que mais procuram saber a origem ecológica dos produtos que consomem. No caso da Maped, observou-se que a manipulação com uso de falso selo, de mecanismos de cores e dizeres aludindo a um padrão confiável de empresa amiga do meio ambiente tem sido um caminho fácil de engano aos consumidores, os quais, desavisadamente, acabam sendo influenciados pelo falso discurso ecológico do mercado.Downloads
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Publicado
2018-06-26
Como Citar
Gomes de Sá, P. H., & Leal Nascimento, A. C. (2018). MAQUIAGEM VERDE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE SOB ENFOQUE DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 3(1), 27–34. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v3n1p27-34
Edição
Seção
Artigos
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