Análise Comparativa entre os modelos de desenvolvimento ASP.NET WebForms e ASP.NET MVC por meio de um experimento controlado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v2n3p31-44

Palavras-chave:

ASP.NET, WebForms, MVC, Experimentação

Resumo

No mundo corporativo atual, a plataforma de desenvolvimento ASP.NET tem sido amplamente utilizada para o desenvolvimento de aplicações Web orientadas a objetos, por se tratar de uma tecnologia que acopla vários modelos em um único ambiente de trabalho. Este artigo tem como objetivo a apresentação de um experimento controlado para a avaliação entre dois modelos de desenvolvimento ASP.NET: WebForms e MVC (Model View Controller). O artigo mostra evidências que ajudam a identificar qual modelo se enquadra melhor para a utili-zação em um ambiente de desenvolvimento corporativo. O experimento foi realizado em uma grande Institui-ção de Ensino Superior privada, com profissionais de diferentes níveis de experiência. Como resultado, do ponto de vista da eficiência, houve evidências de que WebForms leva vantagem no quesito número de linhas e o MVC se sobressai no quesito tempo de codificação. Quanto à eficácia e ao quesito quantidade de erros, não foi possível encontrar diferenças.

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Biografia do Autor

Anderson Santos Barroso, UNIT

Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pós-graduação em Sistemas de Informação para Web (2004) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Tiradentes (2002). Atualmente é professor assistente III da Universidade Tiradentes(SE) e Analista de Sistemas SR do departamento de informática da Universidade Tiradentes(SE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação para Web. Tem experiência em implantação e manutenção da plataforma ERP Protheus.

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Publicado

2018-03-13

Como Citar

Barroso, A. S. (2018). Análise Comparativa entre os modelos de desenvolvimento ASP.NET WebForms e ASP.NET MVC por meio de um experimento controlado. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 2(3), 31–44. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v2n3p31-44

Edição

Seção

Artigos