ESTUDO DO USO DE BORRA OLEOSA NA MODIFICAÇÃO DE LIGANTE ASFÁLTICO DE PETRÓLEO PARA FINS DE PAVIMENTAÇÃO

Autores

  • Lucas Ferreira Melo Machado Universidade Federal de Sergipe
  • Gisélia Cardoso Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2016v2n2p9-18

Palavras-chave:

Reômetro de Cisalhamento Dinâmico. Borra oleosa. CAP 50/70. Reologia, Pavimentação

Resumo

O presente trabalho apresenta o comportamento reológico do cimento asfáltico de petróleo (CAP 50/70), no estado puro e modificado, quando do acréscimo de 20% de borra oleosa, visando seu uso em revestimentos de pavimentações. Com o objetivo de caracterizar as amostras e avaliar os efeitos sobre suas propriedades. Resultados obtidos com o uso do Reômetro de Cisalhamento Dinâmico (Dynamical Shear Reometer – DSR), em regime oscilatório. Com a avaliação de que a amostra pura é mais resistente e rígida a deformação, possuindo também melhores propriedades.

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Biografia do Autor

Lucas Ferreira Melo Machado, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe, mestrando em Engenharia Civil, na área de pesquisa: Engenharia Geotécnica e de Pavimentação pela Universidade Federal de Sergipe.

Gisélia Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Doutora Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe – Departamento de Engenharia Química.

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Publicado

2016-10-11

Como Citar

Machado, L. F. M., & Cardoso, G. (2016). ESTUDO DO USO DE BORRA OLEOSA NA MODIFICAÇÃO DE LIGANTE ASFÁLTICO DE PETRÓLEO PARA FINS DE PAVIMENTAÇÃO. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 2(2), 9–18. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2016v2n2p9-18

Edição

Seção

Artigos