BATALHAS DE STANDARDS: FATORES DE INFLUÊNCIA E ESCOLHAS ESTRATÉGICAS

Autores

  • Fernando Charles Benigno Neves Université Pierre Mendès France II Universidade da Amazônia - Unama

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n1p9-22

Palavras-chave:

batalhas de standard, tecnologias de rede, sistemas industriais, inovação

Resumo

Um Standard é um conjunto de especificações que determinam a compatibilidade de diferentes produtos. A definição de um standard pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa nos mercado, assim como seu nível de lucratividade e penetração de mercado. Por isso as batalhas de standards têm sido estudadas para identificar os elementos que influenciam a adoção de um standard e as diversas estratégias conduzidas por empresas. O presente artigo aborda os elementos de influência e apresenta um esquema das estratégias conduzidas pelas empresas, que podem adotar pela adoção de um standard já estabelecido, ou pela criação de novo standard.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Charles Benigno Neves, Université Pierre Mendès France II Universidade da Amazônia - Unama

Formado em administração, especialização em Controladoria, Mestrado em Administração, Doutorando em Ciências da Administração, dentro da linha de pesquisa Sistemas de Informação. Professor de Marketing, Sistemas de Informação, Pesquisa em Administração, Tecnologia da Informação, Organização, Sistemas e Métodos. Professor de cursos de graduação e pós-graduação na área de Administração, Comunicação Social e Secretariado Executivo. Professor membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração e Secretariado Executivo da Universidade da Amazônia - Unama.

Referências

ARTHUR, W. B. Competing Technologies, Increasing Returns, and Lock-In by Historical Events. The Economic Journal, v. 99, n. 394, p. 116–131, 1989.

BEURET, J. R. et al. Processus de standardisation des technologies de réseaux, 2006. Disponível em: <http://students.ti.bfh.ch/beurj1/docs/processus-de-standardisation.pdf>. Acesso em: 21 out. 2011.

CHEN, DONG ; HWANG, Y.-S. Network Pattern and Linkage Strength in Standard Competition. Business Renaissance Quaterly, v. 3, n. 4, 2008.

CORBEL, P. Edison contre Westinghouse : la première bataille moderne pour un standard industriel. Gérer et Comprendre, v. Décembre, n. 82, p. 70–77, 2005.

______; LENTZ, F.; REBOUD, S. Les batailles de standards : proposition d’une grille d'analyse et application au cas du remplacement du DVD. Association Internationale de Management Stratégique – AIM. Anais...Nice: 2008.

DAVID, P. A. Clio and the Economics of QWERTY. The American economic review, v. 75, n. 2, p. 332–337, 1985.

______; SHURMER, M. Formal standards-setting for global telecommunications and information services. Towards an institutional regime transformation? Telecommunications Policy, v. 20, n. 10, p. 789–815, dez. 1996.

DRANOVE, D.; GANDAL, N. The DVD vs. DIVX Standard War: Empirical Evidence of Network Effects and Preannouncement Effects. Forthcoming, Journal of Economics and Management Strategy, p. 36, 2003.

FARRELL, J. Standardization, compability, and innovation. Rand Journal of Economics, v. 16, n. 1, p. 1–14, 1985.

______; BESEN, S. M. Choosing How to Compete: Strategies and Tactics in Standardization. Journal of Economic Perspectives, v. 8, n. 2, p. 117–131, maio 1994.

______; SALONER, G. Installed base and compatibility: Innovation, product preannouncements, and predation. The American economic review, v. 76, n. 5, p. 940–955, 1986.

FERREIRA, A. A.; GUIMARÃES, E. R.; CONTADOR, J. C. Patente como instrumento competitivo e fonte de informação tecnológica. Gestão da Produção, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009.

FONTANA, R. Competing technologies and market dominance: standard “battles” in the Local Area Networking industry. Industrial and Corporate Change, v. 17, n. 6, p. 1205–1238, 21 abr. 2008.

FORAY, D. Standardisation et concurrence : des relations ambivalentes. Revue d’économie industrielle, v. 63, n. 1, p. 84–101, 1993.

GOODMAN, D. J.; MYERS, R. A. 3G Cellular Standards and Patents. International Conference on Wireless Networks, Communications and Mobile Computing, v. June 13, p. 415–420, 2005.

LÉVÊQUE, F.; MÉNIÈRE, Y. Technology standards, patents and antitrust, 2007. Disponível em: <http://ssrn.com/abstract=1133834>. Acesso em: 4 jan. 2011.

OSHRI, I.; WEEBER, C. Cooperation and competition standards - setting activities in the digitization era: The case of wireless information devices. Technology Analysis & Strategic Management, v. 18, n. 2, p. 265–283, maio 2006.

SHAPIRO, C.; VARIAN, H. R. The art of standards wars. California Management Review1, v. 41, n. 1, p. 32, 1999.

STANGO, V. The Economics of Standards Wars. Review of Network Economics, v. 3, n. 1, p. 1–19, 1 jan. 2004.

UPDEGROVE, A. Standards wars: situations, strategies and outcomes. Consortium Stanulards Bulletin, v. V, n. 3, p. 10, 2006.

VARÉ, A. X.; SEIFERT, R. W. Contextual and tactical changes in standards war: what consequences for “winners”? International Journal of Innovation and Technology Management, v. 5, n. 4, p. 447–474, 2008.

Downloads

Publicado

2015-02-12

Como Citar

Neves, F. C. B. (2015). BATALHAS DE STANDARDS: FATORES DE INFLUÊNCIA E ESCOLHAS ESTRATÉGICAS. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 1(1), 9–22. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n1p9-22

Edição

Seção

Artigos