O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54

Autores

  • Luiz Alberto Ruiz da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-3257-1196
  • Orides Piveta Junior Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Ramsés da Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rogério Dias Renovato Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Cibele de Moura Sales Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Estratégias de Ensino, Formação Profissional, Educação em Saúde

Publicado

2020-04-02

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Artigos

Resumo

A preocupação com a formação e os métodos de ensino-aprendizagem dos profissionais na área de saúde são pontos importantes a serem considerados pelas instituições de ensino superior, uma vez que há a necessidade de se analisar constantemente as técnicas e as metodologias utilizadas para formar tais profissionais. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar e refletir sobre a utilização do Arco de Maguerez, metodologia ativa empregada para a formação continuada de profissionais da área de saúde, a partir de análise documental. Assim, a metodologia problematizadora pautada no Arco de Maguerez, como método ativo na formação continuada dos profissionais de saúde, desenvolve nos sujeitos uma postura reflexiva, crítica e também investigativa, identificando o problema, e instigando-os à formação de um raciocínio crítico para a seleção das soluções propostas.

Biografia do Autor

Luiz Alberto Ruiz da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Ensino em Saúde - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Orides Piveta Junior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Ensino em Saúde - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Paulo Ramsés da Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Ensino em Saúde - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Rogério Dias Renovato, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela UNICAMP e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde - Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Cibele de Moura Sales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências da Saúde pela UnB e professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde - Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Como Citar

Ruiz da Silva, L. A., Junior, O. P., da Costa, P. R., Renovato, R. D., & Sales, C. de M. (2020). O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 41–54. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54

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