DIREITO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p332-341

Autores

  • Paula Varlanes Brito Morais Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Estado da Bahia.
  • José Jackson Reis dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Danúsia Cardoso Lago Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

Publicado

2021-09-01

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A construção histórica do campo da Educação de pessoas jovens, adultas e idosas e da Educação Especial é permeada por avanços, retrocessos e desafios constantes. Nesse sentido, este estudo, de natureza qualitativa, teve por base a pesquisa documental como ferramenta de apoio para compreensão da realidade social, histórica e política e por objetivo analisar o direito assegurado em documentos normativos sobre a educação das pessoas jovens, adultas e idosas em interface com a educação especial. Foram analisados, numa perspectiva histórica e crítica, 11 documentos publicados nos últimos 30 anos, em âmbito nacional e internacional sobre as referidas modalidades educativas, em diálogo com a literatura especializada. A análise demonstra a materialização da (in)visibilidade legal das pessoas com deficiência na interface entre a EPJAI e a Educação Especial na perspectiva da inclusão. As garantias legais estabelecidas surgem de processos, contextos e militâncias de diversos sujeitos que buscam e lutam por espaço, autonomia, cidadania, em meio a tensões e debates, em que as garantias legais passam a ser questionadas também pelos grupos minoritários.

Biografia do Autor

Paula Varlanes Brito Morais, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Estado da Bahia.

Funcionária pública e pesquisadora vinculada do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn-UESB). Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

José Jackson Reis dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós-doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal. Coordenador do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. https://orcid.org/0000-0001-9575-2683.

Danúsia Cardoso Lago, Universidade Federal da Bahia

Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus Anísio Teixeira, Instituto Multidisciplinar em Saúde. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Educação do Indivíduo Especial pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

Como Citar

Morais, P. V. B., Santos, J. J. R. dos, & Lago, D. C. (2021). DIREITO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 332–341. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p332-341