O INVÓLUCRO DA NINFA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p9-24

Autores

  • Aline Ferraz Santos Gusmão Universidade Federal da Bahia
  • Djalma Thürler Universidade Federal da Bahia

Publicado

2021-08-09

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

O presente trabalho é resultado de um projeto de intervenção na unidade escolar Colégio Estadual
Luís Eduardo Magalhães (CELEM) da cidade de Caraíbas/BA, que pesquisa a performatividade dos
corpos femininos no contexto escolar. O trabalho tem como objetivo compreender de que forma é
possível observar uma relação de subalternidade de gêneros e um contexto de assédio relacionados
à padronização do fardamento escolar. E tem como premissa a possível associação da vestimenta e da
estrutura física dos corpos femininos a um comportamento abusivo de assédio do público masculino.

Biografia do Autor

Aline Ferraz Santos Gusmão, Universidade Federal da Bahia

Especialista em Gênero e Sexualidade – UFBA; Bacharel
em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste; Licenciada
em Ciências Sociais – UESB; Pós-graduanda em
História: Política, Cultura e Sociedade – UESB; Advogada
criminal popular e Socióloga; Educadora em Direitos Humanos
(Programa de Educação em Direitos Humanos - Secretaria
de Direitos Humanos da Presidência da República.).

Djalma Thürler, Universidade Federal da Bahia

Membro do GT Arte y Política da CLACSO e especialista
em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona
(Espanha); Investigador do Núcleo de Pesquisa e Extensão
em Cultura e Sexualidade – NuCuS/UFBA; Investigador
Pleno do Centro de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura –
CULT/UFBA; Investigador Associado do Centro Latino-Americano
de Estudos em Cultura – CLAEC; Investigador Colaborador
do Instituto de Literatura Comparada Margarida
Losa – ILCML/Universidade do Porto (Portugal); Professor
Permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação
em Cultura e Sociedade e Professor Associado III do
IHAC/UFBA; Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara
II - Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da
CAPES.

Como Citar

Ferraz Santos Gusmão, A. ., & Thürler, D. . (2021). O INVÓLUCRO DA NINFA. Interfaces Científicas - Educação, 11(1), 9–24. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p9-24