#DIFERENÇA SEXUAL – PENSANDO E DISCUTINDO NA/DA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p285-298

Autores

  • Cristiano Sant Anna de Medeiros UERJ

Palavras-chave:

Imagens, Redes Sociais, Diferença Sexual

Publicado

2020-04-23

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Partindo das premissas dos estudos nos/dos/com os cotidianos, esta pesquisa teve como objetivo pensar com imagens compartilhadas por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Abdias Nascimento, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense/RJ, as noções de diferença tecidas com essa prática em suas articulações com as narrativas que engendraram. As imagens foram compartilhadas na rede social da internet, o Facebook, em páginas correspondentes a grupos criados para este fim, denominados #Diferença e que operaram como dispositivo de pesquisa-intervenção, situando-se em um contexto que enunciamos como “Sociedade do Compartilhamento”. Buscamos pensar com fragmentos das redes de significações tecidas no momento em que eram compostas, problematizando conceitos, representações, dogmas e rupturas em relação a perspectivas tradicionais e hegemônicas da noção de diferença. A imagem que dialogamos nesse artigo, acompanhada de suas narrativas/análises, foi a imagem que gerou maior tempo de debate e que trouxe à tona várias polêmicas e preconceitos e que está inserido no que denominados #Diferença sexual. Nesse contexto e aliado a essa onda conservadora que estamos vivendo atualmente, tanto a imagem quanto as narrativas provocadas pelo debate ao redor da mesma, nos deu pistas para pensar nos múltiplos atravessamentos e bricolagens entre imagens e ideias de diferença que são criadas e circulam nas múltiplas redes educativas.

Biografia do Autor

Cristiano Sant Anna de Medeiros, UERJ

Doutor em Educação pelo Proped/Uerj, pesquisador do grupo kékeré e CUNADI (Proped/UERJ/CNPQ)

Como Citar

de Medeiros, C. S. A. (2020). #DIFERENÇA SEXUAL – PENSANDO E DISCUTINDO NA/DA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO. Interfaces Científicas - Educação, 8(2), 285–298. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p285-298

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