A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761

Autores

  • Joelma Costa Holanda dos Santos Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Fábio Santos de Andrade niversidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • José Lucas Pedreira Bueno niversidade Federal de Rondônia (UNIR)

Palavras-chave:

Pedagogo Orientador. Educação. Prática pedagógica

Publicado

2020-12-17

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Artigos

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise teórico-qualitativa sobre as dificuldades, desafios e transformações que se apresentam ao Pedagogo Orientador no cotidiano escolar. Na escola, o profissional Pedagogo Orientador deve sistematizar formas de identificar situações que interferem no processo de ensino aprendizagem dos discentes, assim, este estudo busca apresentar aspectos constituintes da sua prática. Para uma melhor organização do estudo, optou-se por dividi-lo em três tópicos. O primeiro tópico trata da origem e principais características do pedagogo orientador. O segundo refere-se à formação do profissional e no último serão discutidas as dificuldades, desafios e transformações frente às novas demandas que surgem no cotidiano escolar. Assim, este estudo apresenta uma melhor compreensão sobre a função educativa do Pedagogo Orientador, possibilitando ampliar conhecimentos sobre sua atuação no contexto escolar.

Biografia do Autor

Joelma Costa Holanda dos Santos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado Profissional (PPGEE), Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Orientadora Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte de Porto Velho/RO.

Fábio Santos de Andrade, niversidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

José Lucas Pedreira Bueno, niversidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Como Citar

Santos, J. C. H. dos, Andrade, F. S. de, & Bueno, J. L. P. (2020). A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 752–761. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761

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